19h33min - 04 de Dezembro de 2007 Atualizado em 17h47min - 24 de Junho de 2013

Parceria lança em Minas Gerais o Projeto Caminho das Águas

BELO HORIZONTE (04/12/07) – O projeto Caminho das Águas, que tem como objetivo conscientizar, a partir da distribuição de kits educativos em escolas públicas, sobre o uso racional e eficiente da água – uma das grandes riquezas naturais do país, foi lançado em Minas nesta terça-feira (4). A implantação do projeto resultou de convênio firmado entre a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

O projeto, uma parceria da Agencia Nacional das Águas (ANA) e Fundação Roberto Marinho, prevê a distribuição de 1.600 kits, voltados para alunos de 5ª a 8ª séries, em 800 escolas da rede pública do Brasil e em instituições e organizações não-governamentais que trabalhem com a temática ambiental nas regiões das bacias hidrográficas do rio Doce, dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, do Paraíba do Sul e do São Francisco. Essas bacias abastecem ou passam por grandes cidades brasileiras e estão diretamente ligadas ao desenvolvimento econômico, sofrem com poluição, assoreamento, erosão e desmatamento de matas ciliares. Ao todo, serão oito estados brasileiros a participar: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas. Minas será responsável por mais de 50% do desenvolvimento do projeto e terá a participação 420 escolas da rede estadual de ensino.

Segundo a secretária de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, a questão ambiental é urgente, é responsabilidade dos educadores e um compromisso com as gerações futuras. “Meio ambiente é um tema transversal ao currículo escolar que tem de ser trabalhado, mas muitas vezes nos faltam ferramentas. O projeto Caminho das Águas nos proporciona uma oportunidade de desenvolver uma política com essa temática para que todas as escolas que estejam próximas às bacias situadas em Minas, possam criar uma relação de responsabilidade com as águas. O Estado está tendo sucesso em programas, como o de alfabetização, tenho certeza de que nossas crianças e professores irão se mobilizar também em prol desse objetivo.”

De acordo com Ricardo Piquet, gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, o projeto, que está sendo implementado no Brasil a partir de Minas, tem como meta crescer. “O desejo é que ele se amplie e para isso vamos buscar todas as ferramentas e apoios”, diz.

O superintendente de apoio a gestão de recursos hídricos da ANA, Rodrigo Flecha, conta que o desafio agora é fazer o projeto circular. “Isso vamos conseguir fazer com o apoio da secretaria. Nossos jovens de hoje serão os grandes gestores das águas e vão trabalhar com o objetivo de conservar.”

Para Jassana Silva Lage, professora da Escola Estadual Dr. Leão de Araújo em Nova Era, situada na bacia do rio Piracicaba, o projeto trata de questões atuais, como a escassez da água que vai de encontro à realidade dos alunos e da cidade cortada pelo rio Piracicaba. “O rio precisa ser revitalizado, por exemplo, através da plantação de matas ciliares. Procuramos sempre desenvolver trabalhos que tratam de questões ambientais e sociais e agora vamos ter ferramentas adequadas para isso.”

As professoras Rosangela Aparecida da Escola Estadual Cônego Braga, em Monsenhor Horta, distrito de Mariana, e Rita de Cássia Cerceaux, da Escola Estadual Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, ambas situadas próximas a bacia do Rio Doce, acreditam que a idéia é uma excelente forma de buscar melhorias para o meio ambiente e que, por meio do projeto, será possível trabalhar didáticas que não fiquem restritas apenas às salas de aula, mas que sejam extensivas à comunidade. “Essa é uma das formas de concretizar sonhos, como o de fazer do mundo um lugar melhor para todos”, finaliza Rita.

Capacitação de Professores

Além de disseminar conteúdos teóricos e práticos sobre o direito de todos às águas e a necessidade de usá-la de forma racional e eficiente, combatendo o desperdício e a poluição, e estimulando a conservação dos recursos hídricos, o projeto prevê ainda a capacitação de professores e representantes de instituições para utilizar o kit como ferramenta educativa na reflexão de temáticas ambientais relacionadas à água e estimular a comunidade a participar do processo de gestão das águas no país.

Cada kit educativo contém DVDs com programas criados pelo Canal Futura especialmente para o projeto e de outros programas do Futura que também tratam do tema água. Mais dois cadernos de orientação para os professores, um mapa das regiões hidrográficas brasileiras, um CD com músicas sobre o tema, um CD Rom com todo o conteúdo didático e mais um jogo de RPG.