Agricultura

13h35min - 04 de Novembro de 2011 Atualizado em 12h42min - 29 de Junho de 2013

Parceria melhora alimentação de escolas e entidades assistenciais no município de Veríssimo

VERÍSSIMO (04/11/11) - Enriquecer o cardápio da merenda escolar e de entidades assistenciais. Esse é o objetivo de uma parceria entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e a Prefeitura de Veríssimo, região do Triângulo Mineiro. Uma horta comunitária foi implantada no município, visando à doação de hortaliças. Cerca de 800 pessoas são beneficiadas.

O terreno para a implantação da horta foi cedido pela prefeitura. Em um hectare são cultivados tomate, alface, cenoura, beterraba, repolho, couve-flor, brócolis, rúcula, espinafre, couve, cheiro-verde, batata-doce, cará, vagem, pepino, pimentão, abóbora e mamão.

O plantio foi feito em junho deste ano e a primeira colheita em setembro. “O sucesso da horta veio porque existe grande variedade de alimentos e não há agrotóxicos na produção”, relata o extensionista do escritório local da Emater-MG, Wagner Ester Pereira.

A prefeitura também cedeu três funcionários para trabalharem na horta. Eles recebem acompanhamento da equipe da Emater-MG, que orienta desde o plantio até a colheita. Isso tem garantido a qualidade das hortaliças produzidas. “Os extensionistas planejaram essa horta e agora estamos vendo os bons resultados. Um deles é a economia na merenda escolar”, afirma o prefeito Luis Carlos da Silva.

A distribuição das hortaliças acontece semanalmente. A prefeitura é responsável pela entrega dos alimentos em três escolas, uma creche, um asilo, um centro espírita, que atende famílias carentes, e no Centro de Convivência João Gurgel.

O Centro João Gurgel atende 76 crianças com idades entre 6 e 16 anos. A diretora Evalda Ilda conta que houve uma melhora considerável na merenda da unidade. “Antes, as profissionais não tinham opções para fazer um cardápio diversificado. Com os alimentos doados pela prefeitura, nós podemos oferecer uma alimentação muito mais saudável para nossos alunos”, diz a diretora.