16h55min - 29 de Novembro de 2007 Atualizado em 17h15min - 14 de Junho de 2013

Parceria oficializa o Parque Paredão da Serra do Curral

BELO HORIZONTE (29/11/07) – O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Reforma Agrária (Seara) e do Instituto de Terras de Minas Gerais (Iter), e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação de Parques Municipais, oficializam nesta sexta-feira (30) a reserva de 397,8 mil metros quadrados visando à implantação do Parque Municipal Paredão da Serra do Curral, um dos mais belos cartões-postais da capital mineira. A solenidade acontece às 9h, no Centro de Educação Ambiental – Parque das Mangabeiras, av. José do Patrocínio Pontes, 580.

Durante o evento, a Fundação de Parques Municipais, responsável pela administração desse patrimônio ambiental, vai apresentar o projeto de implantação do Paredão da Serra do Curral, quando também realizará visita orientada ao Pico Belo Horizonte, de onde pode ser observada toda a área destinada ao Parque. Totalizando 397.825,70 m², o Parque está localizado à av. José do Patrocínio Pontes, atrás do Instituto Hilton Rocha, e tem como limites o Parque das Mangabeiras, Polícia Militar de Minas Gerais, área da Prefeitura de Belo Horizonte e Minerações Brasileiras Reunidas (MBR).

A parceria entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte faz parte de iniciativas que visam à proteção da Serra do Curral, contribuindo para a diminuição do número de incêndios no local, recuperação da mata na base da Serra e controle dos processos erosivos, além de proporcionar maior segurança e acessibilidade nas trilhas locais.

Serra do Curral

A Serra do Curral é o marco geográfico mais representativo da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com altitudes médias entre 1.100 e 1.300 metros, serve de limite entre os municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Sabará, Brumadinho e Ibirité. O Pico Belo Horizonte, localizado na Serra do Curral, é o ponto mais alto do município, com 1.390 m. A cobertura vegetal existente é bem heterogênea, com Campos de Altitude, Cerrado, campos de Canga e um maciço florestal com vestígios de Mata Atlântica e Mata Ciliar.

Como medidas de proteção, O Governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte têm realizado ações como o tombamento da Serra do Curral e a criação e implantação de unidades de conservação. O tombamento da Serra do Curral, entre os bairros Taquaril e Jatobá, está definido no artigo 224 da Lei Orgânica do Município, de 21 de março de 1990. A área tombada, 31,7 milhões de metros quadrados, corresponde a 10% do município de Belo Horizonte.