17h42min - 29 de Janeiro de 2008 Atualizado em 19h39min - 29 de Junho de 2013

Parque do Biribiri realiza projeto de educação ambiental no Carnaval

BELO HORIZONTE (29/01/08) - Cerca de 100 pessoas estarão mobilizadas durante o feriado de Carnaval, entre nos dias 1º e 5 de fevereiro, em prol do Projeto de Educação Ambiental “Eu respeito o Parque Estadual do Biribiri”. Voltadas para os turistas que escolheram a unidade de conservação como destino nesse período, as ações serão realizadas por técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) de Diamantina, estudantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), funcionários da Prefeitura Municipal de Diamantina, integrantes da Brigada Voluntária do Parque Estadual do Biribiri, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental.

De acordo com o gerente do Parque Estadual do Biribiri, Gabriel Carvalho de Ávila, o projeto foi criado no ano passado com o objetivo de conscientizar os foliões que freqüentarem o parque no período do Carnaval. A iniciativa é uma parceria entre o IEF, Supram Diamantina, Estamparia S/A, UFVJM, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e patrocinadores da iniciativa privada.

Ações

Na entrada do parque, os visitantes passarão por uma blitz educativa e receberão kits compostos por sacolas para lixo, jogos, bituqueira (para colocar cigarros apagados) e cartilha com as regras de conduta para visitantes em Parques Estaduais. Nas principais cachoeiras - Sentinela e dos Cristais - serão instaladas tendas, onde guarda-parques do IEF, membros da coordenação do projeto e estagiários da UFVJM ficarão à disposição para dar o apoio necessário aos turistas. “Outro ponto de ação será a Vila do Biribiri, região próxima ao parque. Os membros do Corpo de Bombeiros também instalarão uma tenda na Cachoeira dos Cristais e os da Polícia Ambiental farão rondas diárias”, afirma o gerente. Dentro da área do parque, serão também realizados mutirões de limpeza.

Segundo Gabriel Ávila, houve uma melhoria na sinalização da região desde o Carnaval do último ano e placas informativas e educativas destinadas aos turistas foram afixadas para dar mais eficácia ao projeto. “Serão realizadas, ainda, pesquisas para conhecermos o perfil dos visitantes, o que irá contribuir com o planejamento das ações do projeto nos feriados de Carnaval dos próximos anos”, observa. Ávila informa, também, que este ano o consumo de bebidas alcoólicas dentro da Unidade será desestimulado. “A venda de qualquer tipo de produto alcoólico nos acampamentos e o uso de garrafas de vidro nas áreas de cachoeiras serão proibidos” informa.

Parque Estadual do Biribiri

O Parque Estadual do Biribiri está inserido no complexo da Serra do Espinhaço, no Vale do Jequitinhonha, e abriga várias nascentes e cursos d'água. É nesta área que está localizada a maior parte das cachoeiras do município, muito procuradas pelos turistas, e a Vila do Biribiri, que também recebe grande número de visitantes no Carnaval.

A cobertura vegetal nativa da unidade de conservação é composta por Cerrado, Campos Rupestres e Matas de Galeria, onde podem ser encontradas diversas espécies da fauna, muitas delas ameaçadas de extinção, como o lobo-guará e a onça-parda ou suçuarana.