18h26min - 17 de Fevereiro de 2006 Atualizado em 19h21min - 03 de Junho de 2013

Parque Estadual de Nova Baden: exuberância verde no Circuito das Águas

LAMBARI (17/02/06) – Para quem está em busca de tranqüilidade no Carnaval e curte a natureza, uma boa pedida é conhecer o Parque Estadual de Nova Baden, em Lambari. Os terrenos da região abrangem uma porção do relevo brasileiro conhecida como Planalto Atlântico.

Além de uma fauna e flora ricas, o lugar é ideal para uma refrescada nas águas da cachoeira Sete Quedas. A área é mantida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o visitante deve ficar sempre atento para não infringir as leis de proteção ao ambiente.

Nova Baden possui uma área de 214,47 hectares que abriga várias nascentes. A mais importante delas forma a cachoeira Sete Quedas, que proporciona uma paisagem excepcional.

O parque reúne valiosos exemplares da fauna e a flora da Mata Atlântica. Entre as diversas espécies da flora estão o jequitibá, o cedro, a peroba, o jacarandá, o pinheiro brasileiro, musgos, liquens, bromélias e orquídeas.

A unidade de conservação é uma importante reserva de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios, convivendo e se reproduzindo graças à riqueza de ambientes e abrigos existentes.

Dentre as espécies, destacam-se os primatas barbado, sauá, mico e macaco-prego, além da jaguatirica, quatis, tatu e tamanduá-mirim.

A área foi protegida em 1974, com a criação da Reserva Biológica de Nova Baden, que foi transformada em parque em 1994. O nome do parque é uma referência ao alemão Américo Werneck, da cidade de Baden-Baden, que no século 19 instalou-se na região. Pioneiro em questões ambientais, ele desenvolveu vários projetos de aproveitamento racional das estâncias hidrominerais. Seu casarão permanece preservado na unidade de conservação.

O parque possui um Centro de Visitantes. A cidade de Lambari, destino tradicional no turismo mineiro, mantém excelente infra-estrutura turística.

Horário de funcionamento:

Diariamente, das 7h às 19h. O ingresso custa R$ 2,00 por pessoa. Mesmo preço do estacionamento por veiculo.

Como chegar ao parque:

Saindo de Belo Horizonte, seguir pela BR-381 (Rodovia Fernão Dias) no sentido São Paulo até o trevo para Cambuquira. A partir daí, prosseguir pela MG-267 até o município de Lambari.

Distância de Belo Horizonte ao parque:

339 km

Dicas para desfrutar melhor o passeio na natureza

É importante lembrar que o contato com a natureza é uma das experiências mais agradáveis que o ser humano pode desfrutar. No entanto, é dever de todos respeitar e proteger o ambiente que o acolhe. Cuidar do lixo, seguir os regulamentos do parque e a orientação dos guias são dicas simples que tornam o passeio ainda mais agradável.

- Para uma caminhada confortável, use calçado apropriado;

- caminhadas exigem hidratação constante. Por isso, tenha sempre uma garrafa d'água na mochila.

- mantenha o parque limpo. Coloque em sacos de plástico todo o lixo que produzir;

- cuidado com pontas de cigarro. Elas são uma das grandes causas de incêndio;

- animais, plantas, rochas, frutos e sementes encontradas no local fazem parte do ambiente e lá devem permanecer;

- observe os animais à distância. A proximidade pode ser interpretada por eles como ameaça e pode provocar um ataque;

- não alimente os animais. Os animais precisam buscar seu próprio alimento para manter o ciclo de vida natural;

- caçar, pescar e molestar animais silvestres são crimes previstos em lei.

Serviços:

A cidade de Lambari oferece várias opções de hospedagem, como área de camping, pousadas e hotéis. Para alimentação há bares, lanchonetes e restaurantes que servem pratos da tradicional comida mineira.

Agência Minas

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br