15h41min - 30 de Outubro de 2009 Atualizado em 02h02min - 29 de Junho de 2013

Parque Estadual do Rola-Moça recebe evento de Mountain Bike

BELO HORIZONTE (30/10/09) - O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça recebe neste domingo (1º) o evento esportivo “MTB - Mountain Bike Rola-Moça”. A prova terá início no Barreiro, passará por dentro do Parque e terminará na sede da unidade. O evento é organizado pela administração do Parque, em conjunto com a Organização Não Governamental Zeladoria do Planeta e a Guime Bike.

O gerente do Parque, Edmar Monteiro, afirma que o evento é uma oportunidade da população interagir com a Unidade de Conservação (UC), por meio do turismo de aventura prática comum na UC. “Já temos o costume de realizar eventos relacionados aos esportes de aventura, principalmente ciclismo. É algo que o público aprova e promove de forma natural a interação da comunidade”, ressalta Monteiro.

As inscrições custam R$ 35,00 para os atletas filiados e R$ 40,00 para os não filiados à federação e podem ser feitas nos estabelecimentos credenciados até esta sexta-feira (30). Haverá inscrições no dia da prova, porém o preço será de R$ 50,00 para todos os atletas. Os competidores devem levar um quilo de alimento não perecível no ato da inscrição, “Temos uma parceria com a regional do Barreiro e todas as doações serão repassadas a eles, que distribuirão para instituições de caridade”, explica Salim.

Um dos organizadores do evento e membro da Guime Bike, Guilherme Salim, explica que a prova terá tempo limite de duas horas após o horário de largada. Todos os atletas que chegarem a partir deste horário serão desclassificados. São nove categorias diferentes, de acordo com a faixa etária dos participantes. Segundo Salim, os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão uma medalha e os três primeiros lugares gerais da prova receberão um prêmio em dinheiro. A premiação ocorrerá no Centro Integrado onde haverá atração musical para os participantes.

Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça está localizado nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho e constitui uma das principais áreas verdes da Região Metropolitana da capital mineira, com 3.941,09 hectares de matas preservadas. É o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital.

Juntamente com as Estações Ecológicas do Cercadinho e de Fechos, o Parque é uma das principais unidades de conservação da Área de Preservação Ambiental (APA) Sul da RMBH. A área está inserida ainda na Serra do Espinhaço, declarada Reserva Mundial da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Informações: (31) 3581.3523