16h30min - 14 de Fevereiro de 2006 Atualizado em 05h27min - 20 de Junho de 2013

Parques florestais do Estado são alternativa para os dias de feriado

Com a chegada do Carnaval, Minas oferece alternativas para quem planeja dias de sossego e contato com a natureza. Entre as opções estão os parques florestais que possuem belezas naturais e infra-estrutura. A Agência Minas publica série de reportagens mostrando as principais atrações dos parques.

BELO HORIZONTE (14/02/06) – Com a chegada do Carnaval, Minas Gerais oferece de tudo um pouco para quem planeja dias de sossego, relax e contato com a natureza. Entre as opções estão os parques florestais, mantidos pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que, além de suas belezas naturais, oferecem infra-estrutura aos turistas. A partir de hoje, a Agência Minas publica uma série de reportagens mostrando um pouco do que os parques têm de mais agradável para os visitantes.

O Parque Estadual do Ibitipoca é o mais visitado de Minas e um dos mais conhecidos do Brasil. Situado em Lima Duarte, Zona da Mata, num dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, o parque é a principal atração da região.

A Ponte de Pedra, a Janela do Céu, a Gruta dos Três Arcos e o Pico do Pião são apenas alguns dos atrativos do parque. Entre mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras e picos, o turista pode se deliciar com paisagens incríveis nos 1.488 hectares que o parque possui.

Os ribeirões do Salto e Vermelho e o Córrego do Monjolinho formam belas cachoeiras e piscinas naturais. Com 1.784 metros de altitude, o pico da Lombada oferece uma vista panorâmica inigualável.

A fauna é rica, com a presença de espécies ameaçadas de extinção, como a onça parda, o lobo guará e o primata guigó. Aparecem também os macacos barbado, sauá e sagui, o papagaio do peito roxo, o coati, o andorinhão-de-coleira falha, entre outros. Dentre os anfíbios encontra-se uma espécie de perereca, a "Hyla de Ibitipoca", que foi identificada pela primeira vez na região.

Diversas espécies da flora são encontradas na unidade de conservação, como orquídeas, bromélias, candeias, líquens e samambaias. Um traço marcante da vegetação no Ibitipoca são as "barbas-de-velho", uma espécie de líquen verde-água, que pende dos galhos das árvores, provocando um belo efeito visual. Os campos rupestres constituem uma grande extensão de vegetação do parque.

Nos meses de outubro a janeiro ocorrem chuvas intensas. De fevereiro a maio, o tempo apresenta-se limpo, com temperaturas agradáveis. Nos meses de junho a setembro, há um baixo volume de chuvas e as temperaturas são amenas, às vezes com baixa umidade do ar. Nesse período, é grande o risco de incêndios. No inverno, a temperatura pode chegar a 0ºC e no verão a 36ºC.

Devido ao grande número de visitantes, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) teve de limitar o acesso ao parque para dar continuidade aos estudos e implementação de medidas para o restabelecimento dos atributos naturais e da biodiversidade local. Algumas trilhas estão fechadas à visitação.

Atualmente, o número está limitado a 300 pessoas, de segunda a sexta-feira, e 800 por dia nos sábados, domingos e feriados. O parque está em obras e, por isso, a lanchonete, o centro de visitantes e o anfiteatro não estão abertos aos visitantes. O camping também está fechado para reformas.

Funcionamento:

De segunda-feira a domingo, das 7h às 17h

Ingresso: R$ 5 por pessoa, de segunda a sexta-feira; R$ 10 sábado, domingo e feriados comuns; R$ 15 por pessoa, nos feriados especiais: Carnaval, Semana Santa, Corpus Chirsti e Ano Novo.

Estudantes pagam meia-entrada; crianças até 10 anos e adultos acima de 65 anos não pagam ingresso.

Serviços: O distrito de Conceição de Ibitipoca, a 3 km o parque, possui pousadas, hotéis, camping, restaurantes e lanchonetes.

Mais informações:

No parque, pelo telefone: (32) 3281-1101, ou pelo e-mail: peibitipoca@ief.mg.gov.br

Na Vila, telefone da associação de moradores (32) 3281-8105

Casa do Turista (32) 3281-8298

Como chegar ao parque:

Saindo de Belo Horizonte, seguir em direção a Juiz de Fora pela BR-040 e entrar no trevo de acesso à BR-267, prosseguindo em direção a Lima Duarte. Para chegar ao Distrito de Conceição de Ibitipoca são mais 27 Km de estrada de chão e, de lá, mais 3 Km até a portaria do parque.

Distância de Belo Horizonte: 350 Km

Agência Minas