11h44min - 01 de Setembro de 2009 Atualizado em 03h32min - 29 de Junho de 2013

Pesquisadores da Epamig criam entidade representativa

BELO HORIZONTE (01/09/09) - Em assembleia geral, realizada em 25 de agosto, foi criada a Associação dos Pesquisadores da Epamig (Aspe). Pesquisadores de todas as Unidades Regionais se reuniram para a aprovação do estatuto e eleição dos membros do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, sendo a última com mandato de dois anos. A sede será itinerante, de acordo com a região da diretoria que for eleita.

O primeiro presidente da Aspe, que trabalha na unidade da Zona da Mata, Paulo César de Lima, explica que a entidade tem a finalidade de promover a integração e a valorização da cidadania e a dignificação e desenvolvimento sociocultural e profissional dos empregados ocupantes de cargo de técnico de nível superior, com função de pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). “Tivemos adesão inicial de 98 pesquisadores, sendo que muitos outros já estão nos procurando para se associarem”, disse.

Os pesquisadores participantes da assembleia serão associados-fundadores, como prevê o estatuto, e os demais pesquisadores interessados em aderir deverão procurar a diretoria executiva sediada em Viçosa, na Epamig Zona da Mata.

Para o presidente da Epamig, Baldonedo Arthur Napoleão, a partir do momento em que o Governo de Minas tomou a decisão de recuperar a Epamig, proprocionando as necessárias condições para sua revitalização, os empregados da empresa responderam com entusiasmo e dedicação, promovendo expressivo crescimento de suas atividades técnicas e administrativas. “Vejo a criação da Associação como mais uma demonstração da confiança dos pesquisadores no futuro da Instituição”, disse.

Em seu pronunciamento, o diretor técnico da Epamig, Enilson Abrahão, representando a Diretoria Executiva da Empresa, manifestou o apoio à Aspe: “Como pesquisador da Epamig fico feliz com essa iniciativa da criação de uma associação da nossa categoria”, disse.

Associação dos Pesquisadores da Epamig - Aspe

Diretoria Executiva

Presidente: Paulo César de Lima (Zona da Mata)

Diretor Financeiro: Gladyston Carvalho (Sul de Minas)