13h58min - 19 de Novembro de 2012 Atualizado em 12h57min - 01 de Julho de 2013

Pinturas em homenagem aos centenários de Belo Horizonte e Guignard retornam ao BDMG Cultural

Após 17 anos e em comemoração ao cinquentenário do BDMG, 26 obras dos ex-alunos do artista plástico são novamente apresentadas na galeria de arte

Em comemoração ao cinquentenário do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, o BDMG Cultural apresenta a exposição Ver e voltar a ver: a cidade dos alunos do mestre Guignard. A mostra é formada por obras de 26 obras de ex-alunos de Alberto da Veiga Guignard, que poderão ser vistas de 21 de novembro a 30 de dezembro, das 10h às 18h, na galeria de arte do BDMG Cultural.

As pinturas expostas fizeram parte da exposição realizada em 1995, no BDMG Cultural, A cidade e o artista – dois centenários, em homenagem ao centenário de nascimento de Guignard e aos 100 anos de Belo Horizonte.

A coleção inclui nomes como Amilcar de Castro, Álvaro Apocalypse, Amaryllis Teixeira, Aneto, Bax, Chanina, Haroldo Mattos, Heitor Coutinho, Holmes Neves, Ione Fonseca, Jarbas Juarez, Laetitia Renault, Leda Gontijo, Lizzete Meinberg, Maria Aparecida de Carvalho Barbosa, Maria Helena Andrés, Marília Giannetti, Ruth Michel Perrela, Santa, Solange Botelho, Vilma Rabelo, Eduarda de Paula, Wilde Lacerda, Wilma Martins, Yara Tupinambá e Sara Ávila.

Em 1995, o presidente do BDMG Cultural na época, Cyro Siqueira, reuniu empresários de Belo Horizonte para adquirir e, posteriormente, doar os quadros ao Museu de Arte da Pampulha, da Prefeitura de Belo Horizonte. Anos mais tarde, o acervo foi incorporado à pinacoteca do Museu Abílio Barreto, onde se encontra atualmente.

“A exposição Ver e voltar a ver: a cidade dos alunos do mestre Guignard traz para o nosso espaço de arte as expressivas telas que devem ser vistas e revistas para fruição dos mineiros e de todos que nos visitam, atraídos por obras que nasceram da inspiração imortal desse inigualável e inesquecível Alberto da Veiga, simplesmente Guignard”, destaca o presidente do BDMG, Matheus Cotta de Carvalho.

A presença de Guignard também se fez presente no BDMG Cultural há 23 anos, já que na inauguração da galeria de arte do Instituto, no dia 14 de dezembro de 1989, a exposição Guignard – obras raras em coleções mineiras abriu as portas para que renomados, novos e jovens artistas plásticos pudessem apresentar seus trabalhos e as suas artes.

Ver e voltar a ver: a cidade dos alunos do mestre Guignard

Abertura: 20 de novembro, das 19h às 22h.

Local: Galeria de arte do BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães 1600, Lourdes – Belo Horizonte/MG).

Visitação: de 21 de novembro a 30 de dezembro, diariamente, das 10h às 18h.

Acesso gratuito

Mais informações pelo site www.bdmgcultural.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3219-8382.