17h07min - 07 de Maio de 2007 Atualizado em 06h21min - 13 de Junho de 2013

Planejamento e Educação promovem curso de Registro de Preços

BELO HORIZONTE (07/05/07) - “Minas Gerais pretende priorizar o processo licitatório, em busca da eficiência e qualidade dos gastos, utilizando, para tanto, estratégias de compras aliadas à Tecnologia da Informação e, nesse sentido, nada melhor do que a utilização do sistema de Registro de Preços”. A afirmação foi feita pela diretora da Superintendência Central de Recursos Logísticos e Patrimônio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Ana Cristina Braga Albuquerque, na abertura do curso “Como Implantar e Manter o Sistema de Registro de Preços”, nesta segunda-feira (7), promovido pela Seplag e Secretaria de Estado de Educação.

O curso vai até quarta-feira, 9 de maio, no Teatro Oromar Moreira, na Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Cerca de 360 representantes de todos os órgãos e entidades estaduais participam do treinamento que tem como objetivo dar continuidade às ações de capacitação dos servidores públicos estaduais, no que se refere às matérias de licitações e contratos.

Nos dois primeiros dias, o curso aborda temas sobre o Registro de Preços e está sendo ministrado pelo professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, mestre em direito público, com vasta experiência como Conselheiro de Contas do Distrito Federal, Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, Juiz do Trabalho e Advogado e Administrador da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Segundo ele, “estão sendo desenvolvidas várias ferramentas de modernização da administração pública e o Estado de Minas Gerais é considerado o laboratório do que será o Brasil em breve”.

No último dia, a coordenadora de Registro de Preços da Seplag, Ana Luiza Hirle, vai focar a utilização do sistema de Registro de Preços estadual, enquanto órgão participante, tendo em vista que algumas famílias estratégicas de compras serão adquiridas para todos os órgãos e entidades por meio de Registro de Preços.

Um dos participantes do evento, o advogado Marc Zeller, da área jurídica da Rádio Inconfidência, falou sobre a importância da qualificação dos servidores para o desempenho de suas funções. Ele participou também de outros dois cursos de licitação que foram ministrados no ano passado e tiveram como temas “Licitação Avançada” e “Contratos Administrativos”. “Os cursos são muito bem coordenados, com professores qualificados e o material distribuído é bastante esclarecedor. Além disso, existe a possibilidade de se esclarecer dúvidas específicas de cada órgão”, enfatizou.