Minas por Região
Economia / Desenvolvimento

17h38min - 16 de Setembro de 2008 Atualizado em 21h58min - 30 de Junho de 2013

Plano desenvolve transporte aéreo de cargas e passageiros

Com especial enfoque na consolidação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves como hub logístico de importância mundial, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade, apresentou, em Belo Horizonte, o plano estratégico do Governo de Minas para o desenvolvimento do transporte aéreo de cargas e passageiros do Estado.

BELO HORIZONTE (16/09/08) - O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade apresentou nesta terça-feira (16) o plano estratégico do Governo de Minas para o desenvolvimento do transporte aéreo de cargas e passageiros do Estado. Com especial enfoque na consolidação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) como hub logístico de importância mundial, o planejamento prevê esforços para a melhoria dos acessos ao terminal e a implantação de uma segunda pista com capacidade para operar com independência e a ampliação da capacidade para 20 milhões de passageiros/ano.

“Governar é pensar o futuro e é isso que Minas Gerais tem feito. Estamos enxergando o Aeroporto Internacional e os aeroportos regionais como fatores de desenvolvimento econômico. São elementos essenciais para que o Estado reforce sua produção focada em produtos de alto valor agregado, como os produtos eletrônicos, médicos e de biotecnologia, que dependem do transporte aéreo para se mostrarem competitivos no mercado global”, afirmou o secretário.

Andrade informou que o Governo de Minas começou a desenvolver, em 2003, um trabalho integrado com a Infraero, além de outros órgãos federais e municipais, em favor da consolidação do AITN como um dos principais terminais de transportes de passageiros e de cargas do país. Um dos objetivos é aumentar as possibilidades de inserção das empresas mineiras que tem grande potencial de incrementar os negócios se houver disponibilidade de infra-estrutura. Atualmente, 40% do valor de comércio internacional são transportados por avião. A expectativa é que o tráfego de carga aérea triplique até 2025.

Entre as ações de maior impacto estão a revitalização do Aeroporto Internacional, que deve registrar esse ano o movimento de cinco milhões de passageiros, a homologação do Aeroporto Industrial e a atração de novas rotas internacionais com destino a terminais de conexão na Europa, Estados Unidos e América Central.

Além disso, empresas do setor aeronáutico já anunciaram investimentos significativos na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2006, a Gol Linhas Aéreas inaugurou o seu centro de manutenção de aeronaves no terminal de cargas do Aeroporto Tancredo Neves. Em julho, a companhia anunciou a duplicação do centro de manutenção, dos atuais 47,7 mil metros quadrados para 91 mil metros quadrados, com investimento de R$ 78 milhões e geração de mais 650 empregos diretos.

Em maio passado, a Trip Linhas Aéreas assinou protocolo de intenções que garante novos investimentos e ações da empresa em Minas Gerais. O protocolo dá continuidade aos entendimentos mantidos entre a companhia aérea Total e o Governo de Minas em 2007, pouco antes de a empresa ter sido incorporada pela Trip. O protocolo de intenções prevê a transferência do centro de manutenção de aeronaves da Trip para Minas Gerais e a realização de estudos para investimentos de R$ 40 milhões na implantação de um centro de treinamento de aeronaves ATR em Minas, com a criação de 150 postos de trabalho.

O anúncio mais recente foi da TAM Executiva, empresa de táxi aéreo do grupo, que divulgou planos para instalar junto ao Aeroporto da Pampulha um centro de manutenção de (aviões e helicópteros). O investimento será de R$ 20 milhões, com geração de 150 empregos diretos.

“Acreditamos que o AITN tem enorme potencial de expansão tanto no que diz respeito ao número de passageiros quanto na capacidade de carga e vantagens em relações a outros aeroportos do país que devem ser consideradas”, disse o subsecretário de Assuntos Internacionais, Luiz Antônio Athayde, que também participou da apresentação.

A capacidade do aeroporto, com as obras de ampliação que estão sendo planejadas, tanto para pista quanto para pátios de aeronaves, esteiras e balcão de passageiros, será de 20 milhões de passageiros/ano.

Aeroporto Industrial

Outra ação importante em andamento é a construção do espaço do Aeroporto Industrial. O secretário Raphael Andrade anunciou que nove empresas entregaram propostas para participar do processo de licitação para as obras de infra-estrutura da área de 46 mil m2 onde vão operar empresas de alta tecnologia que tem no modal aéreo o principal meio de transporte de matérias-primas e produtos finais.

De acordo com o secretário, a análise técnica das propostas começa no próximo dia 25. O prazo máximo para a assinatura do contrato com a vencedora da licitação é 28 de outubro, data essa que poderá ser adiantada caso não exista qualquer recurso por parte das concorrentes. “Nossa meta é, junto com a Infraero, colocar em andamento a licitação para a ocupação dos lotes pela empresas de alta tecnologia tão logo tenham as obras de infra-estrutura”, explicou Andrade.

As empresas que se instalarem no Aeroporto Industrial terão tratamento tributário diferenciado, com suspensão dos impostos federais e estaduais, tanto para a importação de componentes como para a exportação de produtos acabados de alto valor agregado. A diferenciação tornará as empresas mineiras mais competitivas no mercado internacional.

Pampulha

O Aeroporto da Pampulha também tem papel importante no desenvolvimento do modal aéreo em Minas. Raphael Andrade lembrou que o Governo de Minas, por meio do Programa Proaero, tem feito esforços para revitalizar os aeroportos do interior. “A Pampulha é o hub regional por vocação. É o elemento que liga todos esses aeroportos, e, portanto, tem papel fundamental na consolidação da malha aérea de Minas”, disse o secretário. Atualmente, o aeroporto mantém vôos regulares para dez cidades. Em junho de 2009, o número deve chegar a 19.

Apesar de atender um número menor de passageiros na comparação com o AITN, o movimento no terminal da Pampulha é intenso. Além dos vôos comerciais com aeronaves turbo-hélice, o aeroporto tem ampliado as operações da chamada aviação executiva. O resultado é que, nos seis primeiros meses de 2008, foram registrados 27.838 procedimentos de pousos e decolagens, apenas 850 a menos que o AITN.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

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