Social | Cultura | Trabalho / Social

14h44min - 19 de Junho de 2013 Atualizado em 10h33min - 01 de Julho de 2013

Plug Minas completa quatro anos e se consolida como espaço de referência da juventude

Desde a sua inauguração, centro já atendeu um público estimado de 60 mil pessoas, dentre estudantes e pessoas da comunidade em geral

Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital do Governo de Minas Gerais – completa, nesta semana, quatro anos de existência. Destinado a jovens estudantes e egressos de escolas da rede pública de ensino, o projeto oferece atividades e formações nas áreas de empreendedorismo, artes, idiomas e cultura digital. Nos últimos anos, o centro tem se consolidado como um espaço de referência da juventude mineira, marcando de forma indelével a vida daqueles que passam por lá.

“É um lugar de sonhos”, afirma Lorena Amorim, 20 anos, ex-aluna do Núcleo Oi Kabum!. Atualmente cursando a faculdade de Publicidade, a jovem lembra com carinho de sua passagem pelo projeto que, segundo ela, foi determinante para a escolha de um rumo profissional. “Pensava em ser policial militar ou professora de educação física, mas o contato com a arte digital e a produção gráfica, focos de atuação do Oi Kabum!, proporcionou a descoberta da minha real vocação”, diz a jovem.

Lorena não se esquece da primeira impressão que teve ao entrar no projeto. “Parece um parque, repleto de áreas verdes que abraçam os prédios dos núcleos. A primeira sensação foi de acolhimento”, recorda.

Localizado no bairro Horto, próximo ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, em Belo Horizonte, o Plug Minas ocupa uma área de, aproximadamente, 70 mil metros quadrados. Desde a sua inauguração em 2009, o centro já atendeu um público estimado de 60 mil pessoas, dentre estudantes que passaram pelas formações e pessoas da comunidade que participaram de atividades abertas ao público externo. Atualmente, existem sete núcleos em funcionamento no projeto: Núcleo de Planejamento e Gestão, Valores de Minas, Núcleo Caminhos do Futuro, Núcleo Inove – Jogos Digitais, Laboratório de Culturas do Mundo,  Núcleo de Empreendedorismo Juvenil e Oi Kabum!.

Espaço de Cidadania

Um dos objetivos do projeto é despertar o sentimento de protagonismo e cidadania nos jovens. “Hoje, posso dizer que tenho autonomia para falar o que penso, argumentando e questionando. Eu não tinha esse comportamento alguns anos atrás”, afirma Jhemima Fernandes, de 20 anos, ex-aluna do Núcleo Valores de Minas.

Já para Marcela Rodrigues, de 22 anos, que cursou o mesmo núcleo, a abrangência da formação oferecida pelo Plug Minas é um dos seus aspectos mais marcantes. “Além da formação artística de alta qualidade que recebi, jamais esquecerei as lições de cidadania, ética, trabalho em grupo e tolerância com as diferenças”, observa a jovem.

Segundo conta, muitas dessas lições não vieram estritamente da sala de aula, mas surgiram na forma como o projeto como um todo é organizado. “É um espaço onde o trabalho e a convivência com pessoas de diferentes características e origens é estimulado. Existe uma interação entre os núcleos que torna o aprendizado mais rico”, detalha Marcela.

Determinada a trilhar o caminho da arte, ela buscou a graduação em Produção de Eventos e, há dois anos, retornou ao Plug Minas, desta vez como uma das colaboradoras do projeto, trabalhando no Setor de Produção. “É um privilégio poder voltar e acompanhar de perto o processo de mudança de tantos jovens, semelhante ao que aconteceu comigo, há alguns anos”, conclui.

Para o Processo Seletivo 2013, ainda há inscrições abertas até esta quinta-feira (20) para o Núcleo Inove – Jogos Digitais (257 vagas) e para o curso de espanhol do Laboratório de Culturas do Mundo (dez vagas). Todas as atividades do Plug Minas são gratuitas. Mais informações e inscrições no site www.plugminas.mg.gov.br.