Minas por Região
Cultura

19h15min - 20 de Janeiro de 2010 Atualizado em 22h18min - 25 de Junho de 2013

Plug Minas recebeu cerca de 4.600 jovens no primeiro ano de atividades na capital

Grandes conquistas e experiências positivas marcaram 2009 para o Plug Minas, que iniciou suas atividades com a instalação do núcleo Valores de Minas e o lançamento do primeiro projeto especial, Micronações. O segundo núcleo instalado foi o Oi Kabum!. Foram atendidos 670 jovens nestes núcleos e mais de quatro mil participaram de atividades culturais e informativas.  

BELO HORIZONTE (20/01/10) - Grandes conquistas e experiências positivas marcaram o ano de 2009 para o Centro da Juventude de Minas Gerais - Plug Minas. Com implantação modular, o Plug Minas iniciou suas atividades em junho com a instalação do núcleo Valores de Minas e o lançamento do primeiro projeto especial, o Micronações. O segundo núcleo instalado, o Oi Kabum! – Escola de Arte e Tecnologia, foi inaugurado em outubro. Foram atendidos 670 jovens nestes dois núcleos e mais de quatro mil participaram de atividades culturais e informativas durante todo o ano, como as oficinas do Micronações, os Workshops de Jogos Digitais e de Blogs, a I Feira de Arte e Tecnologia do Plug Minas - tec_arte, além de diversas atividades realizadas como exposições, seminários, encontros e espetáculos.

O Plug Minas foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude. O projeto conta com a colaboração de parceiros privados como o Instituto Oi Futuro, Instituto Unibanco, Sebrae, Usiminas e PUC Minas e de entidades da sociedade civil, como o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), responsável pelo programa Valores de Minas, a Associação Imagem Comunitária (AIC), responsável pela execução do Núcleo Oi Kabum! e o Instituto Cultural Sérgio Magnani , responsável pela gestão operacional do Plug Minas.

Foi realizado, também em 2009, o processo seletivo para jovens que ingressam no Plug Minas este ano. Os jovens foram classificados e encaminhados para a seleção dentro dos núcleos, de acordo com o alinhamento do perfil à identidade do núcleo. Foram 4.135 inscrições para 1.180 vagas disponíveis nos núcleos Valores de Minas, Inove – Jogos Digitais e Empreendedorismo Juvenil, estes dois últimos serão implantados neste ano.

O Plug Minas

Com investimento de cerca de R$ 15 milhões em obras para a construção dos galpões, infraestrutura e mão de obra, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, iniciou, em 2009, a implantação do Plug Minas, onde estudantes de 15 a 24 anos do ensino médio de escolas da rede pública do Estado desenvolvem competências e atividades para lidar com os mais variados aspectos das artes, tecnologia e da cultura digital.

Por meio do acesso irrestrito às redes e da autonomia para produzir informação, arte e cultura, o Projeto Estruturador Plug Minas tem como objetivo promover a apropriação da cultura digital pelos jovens, para que cada um se coloque no mundo como protagonista de sua própria trajetória e possa usufruir o seu direito ao trabalho, à educação e à participação.

Em uma área de 67 mil metros quadrados no bairro Horto, no espaço onde funcionou uma unidade da Febem, 15 edificações estão sendo totalmente adaptadas e reestruturadas para receberem os núcleos do Plug Minas, onde os estudantes participam de atividades educacionais totalmente gratuitas, com aulas de produção de áudio, vídeo, design gráfico, empreendedorismo, teatro, dança, desenvolvimento de games, entre outros. O centro terá também atividades voltadas para os professores da rede pública de ensino e cada núcleo será mantido por parceiros da iniciativa privada.

Núcleos que serão implantados em 2010

Para este ano, com a finalização de todas as obras civis do espaço, serão atendidos mais dois mil jovens em outros seis núcleos que iniciam suas atividades: Amigo do Professor, em parceria com Instituto Unibanco; INOVE - Jogos Digitais, em parceria com a PUC Minas e Usiminas; Empreendedorismo Juvenil, parceria com o Sebrae; CVT Cidades, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e o Favela é Isso Aí; Núcleo de Planejamento e Gestão (NPG); atendendo a mais 1.560 jovens e 840 educadores em atividades presenciais nos núcleos e, ainda, o Caminhos do Futuro, que funcionará como grande galeria de exposições do Plug Minas aberto à toda a comunidade.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato