Governo

15h24min - 03 de Novembro de 2014 Atualizado em 15h24min

PlugMinas oferece mais de 700 vagas para os cursos de formação e atividades ligadas à arte e gestão

Jovens com idade entre 14 e 24 anos, que estudam em escolas públicas de Belo Horizonte ou Região Metropolitana, poderão se inscrever para participar dos núcleos

Com o slogan Sua História Muda o Mundo, o PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital abre a partir desta segunda-feira (03/11) inscrições para o processo seletivo 2015. Jovens com idade entre 14 e 24 anos, que estudam em escolas públicas de Belo Horizonte ou Região Metropolitana, poderão se inscrever para participar dos Núcleos Empreendedorismo Juvenil e Valores de Minas. Para conhecer o edital e fazer a inscrição, basta acessar o site www.plugminas.mg.gov.br. O material didático é gratuito e o estudante ainda recebe alimentação, uniforme e, se necessário, vale-transporte.

Segundo o gerente executivo do PlugMinas, Fernando Rezende, a campanha é um convite ao conhecimento, protagonismo e a novas possibilidades. “Os estudantes que fazem parte do projeto têm a oportunidade de desenvolver competências nas áreas da educação, trabalho e participação social. Nossa missão é ajudar o jovem a construir um caminho e uma história, baseadas na experimentação, no diálogo e na produção colaborativa do conhecimento”, explica Fernando.

A superintendente de articulação institucional do PlugMinas, Laura Bastos, reforça que o mote deste ano traz muitas reflexões presentes no dia a dia da instituição. “A história desses jovens é o que constrói e edifica o indivíduo que eles estão se tornando. Ao contar sua história, o jovem edita um filme na sua cabeça, enxerga um panorama de escolhas que fez e que faz, diariamente. Para muitos deles, fazer parte do PlugMinas representa uma grande mudança na forma de ver o mundo e de olhar para o futuro. O projeto oferece mais do que o aprendizado de um ofício, no PlugMinas o jovem é estimulado a discutir qual o seu papel como cidadão. A história desses meninos e meninas reflete o tempo presente, fazemos parte da construção de um mundo e essa história conjunta será o reflexo das escolhas de cada um”, afirma Laura.

Nos núcleos do PlugMinas, os estudantes participam de cursos totalmente gratuitos, com aulas de produção de áudio, vídeo, design gráfico, empreendedorismo, teatro, dança, circo, dentre outros. Os núcleos são mantidos por parceiros públicos e privados. Para se ter uma ideia, até 2014 mais de 6 mil jovens passaram pelo PlugMinas, somente nos cursos oferecidos, fora as atividades diversas abertas à comunidade e também a convidados.

Núcleo Empreendedorismo Juvenil

Atende a jovens que querem aprender sobre gestão de negócios. O estudante tem acesso a diversas ferramentas com o objetivo de potencializar suas ideias sobre abertura ou aperfeiçoamento de um empreendimento. Além disso, os jovens do núcleo são preparados para trabalhar em empresas que já estão no mercado. O curso oferece o certificado de Técnico em Administração e os estudantes participam de diversos projetos ao longo do ano para colocar em prática aquilo que aprenderam em sala de aula.

- Parceiros: Sebrae e Escola Técnica de Formação Gerencial

- Pré-requisitos: cursar o 3º ano do ensino médio em 2015 ou tê-lo concluído em 2014

- Nº de vagas: 210 (60 para a manhã, das 7h30 às 12h / 150 para a tarde, das 13h20 às 17h50)

- Duração: 1 ano

- Carga Horária: 800h

- Inscrições: 03/11/2014 a 03/12/2014

- Início das aulas: 03/02/2015

Núcleo Valores de Minas

Oferece ao jovem uma experiência artística nas áreas de teatro, dança, circo, música (canto, harmonia e percussão) e artes visuais. O estudante escolhe a área de seu interesse e experimenta cada uma das linguagens oferecidas pelo núcleo. Aulas teóricas sobre arte, laboratório de figurino, literatura e dramaturgia são atividades que complementam o curso. Ao final, os estudantes participam de um grande espetáculo multidisciplinar que envolve todas as linguagens artísticas trabalhadas ao longo da formação.

- Mantenedor: Servas

- Patrocinadores: Drogaria Araujo, Hospital Mater Dei, Ale, Saritur, BDMG, SINTRAM, Cedca, Cemig

- Pré-requisitos: cursar o ensino fundamental / médio em 2015

- Nº de vagas: 500 (250 para a manhã, das 8h30 às 11h30 / 250 para a tarde, das 14h às 17h)