13h28min - 28 de Janeiro de 2013 Atualizado em 07h14min - 01 de Julho de 2013

Pneus são trocados por cadernos em ação de combate à dengue no Triângulo Mineiro

Durante três dias de troca, somente em Uberaba foram entregues mais de mil pneus. Objetos são ambientes propícios para a proliferação da doença

Crianças e adultos levaram pneus, garrafas pet e latas, durante todo o final de semana, aos dengômetros distribuídos pelas cidades de Uberaba, Iturama, Delta e Veríssimo, no Triângulo Mineiro, para contribuir com o combate ao mosquito da dengue.

A visita do secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, ao dengômetro em Uberaba reforçou a participação da população. A dona de casa Luzia do Carmo Nascimento soube da troca de materiais recicláveis por material escolar por meio de uma notícia na rádio e chamou vizinhos e parentes para participar. “Achei a proposta muito interessante e avisei a todos que vi pelas ruas quando trazia meus pneus e garrafas. Acho muito importante a participação de todos”, disse Luiza.

O morador da cidade de Delta, Vicente Abreu Dias, afirmou que a iniciativa é uma ação de cidadania e que, no próximo mês, irá beneficiar muitas crianças que voltarão às aulas. “Os cadernos trocados por pneus são de ótima qualidade. Troquei nove pneus por nove cadernos que meus filhos irão utilizar para estudar”, afirmou.

As cidades de Uberaba e Delta registraram um grande volume de entrega de pneus que foram trocados por cadernos. Estes objetos são os principais recipientes que podem acumular água, tornando-se em um foco perfeito para a reprodução do mosquito da dengue.

Durante os três dias de troca, somente em Uberaba foram entregues mais de mil pneus. Em Iturama, Delta e Veríssimo, o quantitativo de latas e garrafas pet entregues passa dos cinco mil unidades, o que reflete mais ainda a importância da ação, visto que cada pneu, lata e garrafa pet entregues significam menos focos do mosquito da dengue na região.

A secretária Municipal de Saúde de Delta, Andréia Aparecida da Silva, agradeceu a ajuda do Estado. “A iniciativa e a visita do secretário de saúde ao Triângulo Mineiro demonstra que o Estado apóia os municípios pequenos e conscientiza a população de que podemos eliminar a dengue”, afirmou Andréia.

Dengômetro e Dengue Móvel

O Dengômetro é um espaço de convivência e de acesso às informações sobre a dengue. Ele é instalado nos pontos de maior circulação de pessoas e em áreas de convívio social. Nos dengômetros, pessoas treinadas pela Secretaria de Estado de Saúde alertam sobre a importância da participação de todos na prevenção e controle da doença.

O Dengue Móvel, por sua vez, é um caminhão que percorre os bairros trocando entulhos recicláveis por material escolar. Latas, garrafas pets e pneus são trocados respectivamente por borrachas, lápis e cadernos, de modo a estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito.