Segurança / Defesa Social

19h25min - 05 de Dezembro de 2012 Atualizado em 02h21min - 01 de Julho de 2013

Polícia Civil entrega Medalha Luiz Soares de Souza Rocha

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, na tarde desta quarta-feira (5), a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Policial Civil Delegado Luiz Soares de Souza Rocha. Trinta e cinco pessoas que de alguma forma contribuíram para a melhoria da segurança pública foram homenageadas no evento, realizado no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Belo Horizonte.

O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Wanderley Salgado de Paiva, falou em nome dos homenageados. Ressaltou a importância da Polícia Civil e homenageou a memória do delegado Luiz Soares. “A eficiência e bravura do delegado Luiz é um ícone de referencia aos policiais. Todo aquele que tem consciência e fé na sociedade, tem força suficiente”, destacou.

O filho do delegado Luiz Soares de Souza Rocha, Marco Antônio Melo Soares, agradeceu ao desembargador pelas palavras e a Polícia Civil de Minas pela homenagem. “Felizmente meu pai protagonizou uma história da qual tanto nos orgulhamos. A polícia, como meu pai costumava dizer, não é lugar para os fracos, os tímidos e os covardes, e somente aqueles que participam dessa instituição sabem o quanto é difícil zelar pela segurança pública”, ressaltou.

O chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta, destacou o valor da liberdade e da necessidade de um sentimento de reflexão sobre essa busca. “Devemos transcender o paradigma ilusionista de que polícia serve para caçar bandidos. Um policial deve assumir a posição de criminólogo, pois assim servirá a sociedade com uma postura ético-política. O cumprimento da lei está sempre a serviço da igualdade”, afirmou.

Participaram da solenidade o chefe da Polícia Civil, delegado geral Cylton Brandão da Matta; o prefeito Márcio Lacerda; os membros do Conselho Superior da Polícia Civil; além de diversas autoridades e policiais civis.

A Medalha do Mérito Policial Civil Delegado Luiz Soares de Souza Rocha foi criada pela Lei nº 7.920 de 8 de janeiro de 1981 e destina-se a contemplar o mérito de policiais civis, personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços à sociedade.

O delegado-geral e ex-deputado estadual, Luiz Soares de Souza Rocha, ocupou vários cargos no alto escalão da polícia, chegando a chefe da instituição em Minas. Pelo trabalho na área de segurança, a Assembleia Legislativa aprovou lei dando o nome do delegado à medalha de mérito policial entregue, anualmente, pela Polícia Civil de Minas Gerais.

Lista de agraciados em 2012

- Adriano Magalhães Chaves, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad);

- Alceu José Torres Marques, procurador geral de Justiça de Minas Gerais;

- Andréa Abritta Garzon Tonet, defensora geral do Estado de Minas Gerais;

- Andréa Claudia Vacchiano, delegada de Polícia - “ex offício”;

- Bruno Selmi Dei Falci, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH);

- Célia Pimenta Barroso Pitchon, ouvidora geral do Estado de Minas Gerais;

- Cláudio Rodrigues da Silva, diretor executivo da TV Record (Hoje em Dia);

- Denílson Feitosa Pacheco, secretário adjunto de Estado de Defesa Social;

- Emanuel Soares Carneiro, diretor presidente da Rádio Itatiaia;

- Fernanda de Siqueira Neves, subsecretária de Gestão de Pessoas – Seplag;

- Geraldo Teixeira da Costa Neto, Diretor Executivo do Diários Associados;

- Gilmar Freitas de Souza, perito Criminal - “ex offício”;

- Gustavo de Faria Dias Correa, deputado Estadual ;

- Ilídio Gaspar Filho, general-de-divisão, comandante da 4ª Região Militar;

- Ivan Gamaliel Pinto (Coronel), subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior do CBMMG;

- Jairo Cruz Moreira, Promotor de Justiça;

- Janaína de Andrade Dauro, Promotora de Justiça;

- João Leite da Silva Neto, deputado Estadual;

- Joaquim Herculano Rodrigues, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais;

- José Saad Dualib, diretor da Band Minas;

- Leonardo Maurício Colombini Lima, secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais;

- Luiz Tito – jornalista “O Tempo”;

- Marcelo Landi Matte, diretor regional da Rede Globo Minas;

- Márcio Araújo Lacerda, prefeito de Belo Horizonte;

- Márcio Martins Sant’ana (coronel), comandante da PMMG;

- Marco Antônio Rebelo Romanelli, advogado geral do Estado de Minas Gerais;

- Roberto Borges Martins, presidente da Rede Minas de Televisão;

- Rodrigo Batista de Castro, deputado federal.

- Rogério da Silva Evangelista, delegado de Policia - “ex offício”;

- Rogério Greco, procurador de justiça;

- Sérgio Barbosa Menezes, superintendente da Polícia Federal em Minas Gerais;

- Vagner Vidal, delegado de polícia - “ex offício”;

- Valério Fabris, presidente da Rádio Inconfidência;

- Wanderley Geraldo Ávila, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais;

- Wanderley Salgado de Paiva, desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.