Segurança / Defesa Social

14h23min - 27 de Junho de 2013 Atualizado em 12h24min - 01 de Julho de 2013

Polícia Militar atua para conter vandalismo e garantir segurança de torcedores e manifestantes

Ações foram reforçadas em razão do jogo da Seleção Brasileira no Mineirão e dos protestos realizados nesta quarta-feira (26); veja galeria de imagens

Polícia Militar de Minas Gerais realizou ações especiais de segurança, incluindo o reforço em seu efetivo, com o objetivo de impedir a ação de vândalos e garantir a tranquilidade entre os torcedores que estiveram no Mineirão e de manifestantes que promoveram protestos pacíficos pelas ruas de Belo Horizonte nesta quarta-feira (26).

Cerca de 5 mil policiais foram destacados para atuar durante as manifestações populares em diferentes pontos da cidade e, também, no entorno da região da Pampulha, onde ocorreu o jogo entre Brasil e Uruguai, no Mineirão, pela Copa das Confederações. Segundo estimativas da PM, cerca de 50 mil pessoas participaram das manifestações, enquanto mais de 60 mil torcedores foram ao Mineirão.

As ações de segurança contaram com trabalho integrado entre a PM, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. Torcedores e manifestantes receberam orientações com dicas de segurança. Os cidadãos que precisaram receber atendimento médico foram conduzidos a unidades de saúde. Já as pessoas envolvidas em atos de vandalismo, incluindo ataques aos policiais e depredação ao patrimônio, foram detidas.

Durante o esquema de segurança, o Governo de Minas cumpriu o acordo firmado na última terça-feira (25) entre o governador Antonio Anastasia e líderes do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa, com vistas a garantir que as manifestações em Belo Horizonte transcorressem de forma ordeira e pacífica. Pelo acordo, foi feita a instalação uma barreira física, com grades, na Avenida Abraão Caram, sem a presença de policiais militares.

Além disto, no local originalmente previsto como ponto de bloqueio das manifestações, os agentes da Polícia Militar seguiram a orientação acordada e mantiveram distância considerável dos manifestantes. No entanto, a ação de vândalos acabou criando pânico entre os manifestantes, assim, os policiais agiram para conter os atos de violência. Segundo a Polícia Civil, as pessoas envolvidas em atos de vandalismo foram autuadas e responderão a inquérito criminal.