Segurança / Defesa Social

19h29min - 26 de Junho de 2013 Atualizado em 07h47min - 01 de Julho de 2013

Polícia Militar realiza prisões de pessoas ligadas a atos de vandalismo na Pampulha

Corporação destacou cerca de 5 mil profissionais para garantir a segurança de manifestantes e torcedores, no acesso e saída do Mineirão

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) informou, na tarde desta quarta-feira (26) que os cerca de 5 mil policiais destacados para atuar durante as manifestações populares e a realização do jogo Brasil e Uruguai atuam, prioritariamente, para garantir a segurança das milhares de pessoas que estão se manifestando de forma pacífica e também para assegurar o acesso e a saída dos mais de 60 mil torcedores e profissionais presentes no Mineirão.

Além disso, segundo a corporação os policiais estão enfrentando os diversos ataques de vândalos e arruaceiros nas imediações do Mineirão. Até o início da noite, já haviam sido presos 26 vândalos, flagrados com material para depredação e por danos ao patrimônio. Entre eles, dois adolescentes que ajudavam a incendiar uma loja da concessionária Kia Motors, na Avenida Antônio Carlos. Com estes infratores, a PM encontrou e apreendeu equipamentos com os quais os próprios filmavam o vandalismo.

Até o momento, foram registradas cinco pessoas feridas durante as manifestações em Belo Horizonte e todas já foram hospitalizadas. Um jovem, que caiu do viaduto José Alencar, em Belo Horizonte, foi atendido no local pelo Posto Médico Avançado, tem múltiplas fraturas, está em estado gravíssimo e foi levado de ambulância para o Hospital João XXIII. Os médicos que o acompanham na ambulância trabalham para estabilizar seu estado de saúde. Trata-se de D.H.O., de 21 anos. Outro jovem ferido, T. de 23 anos, está no Hospital Risoleta Neves. Ele está sendo transferido para o Hospital João XXIII. Foi atingido, no olho direito, por uma bala de borracha. Os outros três, que ainda não foram identificados, tiveram apenas ferimentos leves.

“Importante destacar que o Governo de Minas Gerais cumpriu o acordo firmado na noite de ontem (25) pelo governador Antonio Anastasia e líderes do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa, com vistas a garantir que as manifestações nesta quarta-feira em Belo Horizonte transcorressem de forma ordeira e pacífica”, destacou a corporação em nota.

Em relação ao entorno do Mineirão, o acordo previa a instalação uma barreira física, com grades, na Avenida Abraão Caram, sem a presença de policiais militares, o que foi cumprido pelo Governo do Estado. Além disto, no local originalmente previsto como ponto de bloqueio das manifestações, os agentes da Polícia Militar seguiram a nova orientação e mantiveram distância considerável dos manifestantes. “Apesar disso, ficou claro, pelas imagens veiculadas pelas emissoras de televisão, que grupos minoritários e violentos de vândalos, vários deles encapuzados, agiram no sentido de romper esta barreira, arremessando pedras, paus e bombas caseiras em direção aos policiais militares, que só reagiram para se defender dos ataques”, observou a PMMG.