16h49min - 29 de Novembro de 2011 Atualizado em 14h16min - 30 de Junho de 2013

Política Nacional de Humanização é tema de debate na Secretaria de Saúde

BELO HORIZONTE (29/11/11) - Para marcar o Dia Nacional de Humanização, comemorado nesta terça-feira (29), a Assessoria de Normalização de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu uma palestra sobre a gestão e o apoio institucional no contexto da Política Nacional de Humanização (PNH).

Equipes de humanização das regionais e dos municípios, conselhos de saúde e hospitais participantes do Programa de Fortalecimento dos Hospitais em Minas (Pro-hosp) assistiram a palestra, que foi ministrada pelo médico sanitarista e consultor do Ministério da Saúde, Serafim Santos Filho.

Ele ressaltou a importância da PNH como lugar privilegiado para discutir a gestão da saúde de uma forma ampla. “A gestão é feita mais centrada nas normas e procedimentos para controle do trabalho, numa perspectiva muito restrita de eficiência, num determinado tipo de racionalidade, de finalidade. A PNH veio para transformar isso”, analisou.

Para o consultor, “a humanização não pode deter-se na intenção, ela deve ser aproveitada para induzir mudanças nas relações institucionais. É impossível mudar as práticas de saúde sem mudar a nós mesmos. Estar na gestão é um desafio para não cristalizarmos conceitos já ultrapassados”, afirmou.

Desde 2000, Minas está inserida no contexto da humanização da saúde. Para a referência em humanização da SES-MG, Rosa Maria dos Santos, o dia 29 de novembro é um dia de mobilização. “Comemorar a data é uma forma de articular a política no Estado e, consequentemente, fortalecer o SUS”, concluiu.

A palestra foi transmitida por videoconferência para as Superintendências e Gerências Regionais de Saúde do Estado e contou com a presença de representantes da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), Faculdade de Ciências Médicas, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Hospital das Clínicas, Hospital João XXIII, Secretarias Municipais de Saúde de Belo Horizonte e Betim, além de representantes da Diretoria de Promoção à Saúde da SES-MG e ex-funcionários.