13h16min - 17 de Julho de 2008 Atualizado em 15h47min - 27 de Junho de 2013

Pólo do leite lança livro sobre comércio internacional

O Pólo de Excelência do Leite, do Governo de Minas, lançou o livro “Comércio Internacional de Lácteos”. A publicação, que contou com a ajuda de instituições do Brasil e do exterior, mostra em detalhes as principais commodities lácteas no mercado mundial, inclusive do Brasil.

BELO HORIZONTE (17/07/08) - O Governo de Minas, por meio do Pólo de Excelência do Leite, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), lançou na terça-feira (15), dentro do XXV Congresso Internacional de Laticínios, em Juiz de Fora, o livro “Comércio Internacional de Lácteos”. A publicação, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), teve a cooperação de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior.

“Comércio Internacional de Lácteos”, da editora Templo, foi organizado pelos pesquisadores José Luiz Bellini Leite (Embrapa), Kennya Beatriz Siqueira (Pólo de Excelência do Leite), Glauco Rodrigues Carvalho (Embrapa) e Lúcio Sá Fortes (Centro de Inteligência do Leite). A obra demonstra que o agronegócio do leite brasileiro deu um grande salto rumo ao comércio internacional e faz um retrato amplo desse mercado promissor, incluindo os principais players do planeta no segmento. Os artigos apresentam uma radiografia das principais commodities lácteas no mercado mundial, incluindo o desempenho do Brasil. Os produtos lácteos estudados são: leite em pó, manteiga, soro de leite, queijos, iogurte, leite longa vida e leite condensado.

Os pesquisadores debruçam sobre as negociações agrícolas internacionais e barreiras ao livre comércio de lácteos. Eles mostram as proteções tarifárias e as negociações multilaterais nos diferentes continentes, sugerindo formas de negociação que criem oportunidades para o agronegócio dos produtos lácteos, a inserção brasileira no mercado de lácteos do Mercosul e o desempenho e as oportunidades do regionalismo como forma de reduzir a morosidade no processo de liberalização dos fluxos internacionais de comércio.

Os impactos da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e da Rodada Doha no agronegócio do leite no Brasil e no Mercosul, e o desempenho dos principais mercados mundiais do agronegócio do leite, incluindo o Nafta, União Européia, Ásia e Oceania são objetos de uma pesquisa detalhada sobre as diversas realidades. Por fim, no capítulo 16, são abordadas as perspectivas futuras para o mercado mundial de lácteos, especialmente, as oportunidades para o Brasil, consideradas muito boas. Contudo, além de barreiras tributárias, a qualidade dos produtos brasileiros – no que se refere às condições sanitárias – tem de ser urgentemente resolvida sob pena de impedir o tão sonhado crescimento do setor.

O livro “Comércio Internacional de Produtos Lácteos” é o resultado bem-sucedido da cooperação de várias instituições, através de uma articulação do Pólo de Excelência do Leite, que foi criado pelo Governo do Estado para consolidar a liderança nesse segmento e fazer de Minas uma referência nacional e internacional. A parceria dos estudos contou com a Embrapa Gado de Leite, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Universidade de Washington, Universidade Estadual da Dakota do Norte, Universidade da Florida, Centro Federal de Pesquisa Agrícola da Alemanha e Universidade de Lincoln na Nova Zelândia.

Ligados a essas instituições, também participaram do livro, os pesquisadores Renata Martins de Oliveira Figueiredo, Lucas Oliveira de Sousa, Ricardo Cotta Ferreira, Marcelo Costa Martins, Viviane Silva Lírio, Antonio Carlos Miranda, Matheus Wemerson Gomes Pereira, Erly Cardoso Teixeira, Richard Lee Kilmer, Petra Salomon, Michael Heiden, Oliver Von Ledebur, Junfei Bai, Thomas Wahl e Frederico Borges Guimarães.