23h54min - 21 de Março de 2010 Atualizado em 11h23min - 21 de Abril de 2014

Praça da Liberdade reúne milhares de pessoas para celebrar a arte e a cultura

Milhares de pessoas se reuniram na Praça da Liberdade, neste domingo (21/03), para participar da abertura do Circuito Cultural. Desde o início da tarde, artistas de teatro e do circo, músicos e poetas, bailarinos e capoeiristas se revezaram em apresentações que ocuparam todos os espaços da praça e mobilizaram uma multidão de crianças, jovens e adultos.

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é formado pelo Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Museu das Minas e do Metal EBX, Memorial Minas Gerais Vale, o Centro de Arte Popular Cemig e o Centro Cultural Banco do Brasil. Ainda fazem parte do circuito, o Museu Mineiro, Arquivo Público Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, revitalizados nos últimos anos e já abertos à visitação pública.

Carta dos artistas

Um grupo de 244 escritores, músicos, artistas plásticos, dramaturgos, atores e produtores culturais assinaram uma carta, exaltando a iniciativa do Governo de Minas de transformar a Praça da Liberdade em um dos maiores centros culturais do País. Entre eles, Affonso Romano, Alceu Valença, Beto Guedes, Fernanda Takai, Fernando Brant, Gabriel Vilela, Milton Nascimento, Wagner Tiso e Ziraldo.

“Esse Circuito Cultural é um passo maravilhoso em direção à modernidade, e ao mesmo tempo, valorizando o antigo. Agora, teremos uma praça rodeada de museus originais, dedicados às coisas de Minas Gerais. Já vem muita gente para conhecer nossas cidades históricas. E agora, Belo Horizonte tem um centro cultural”, disse o músico Rogério Flausino, que também assinou a carta.

Flash mob

O governador Aécio Neves, acompanhado do vice-governador Antonio Anastasia, chegou à praça e se juntou a um grupo de 270 jovens do programa Valores de Minas. Eles surpreenderam o público com um flash mob, performance previamente combinada, e cantaram e dançaram embalados pela música “O que é o que é”, de Gonzaguinha.

Ao som de antigas marchinhas de carnaval, palhaços em pernas de pau e jovens agitando objetos voadores coloridos puxaram um grande cortejo que percorreu toda a praça arrastando a multidão.

O evento terminou com um show do cantor Milton Nascimento na Alameda Travessia e vários cantores mineiros consagrados como Lô Borges, Fernanda Takai, Marina Machado, Telo Borges e Rogério Flausino.

Quarteto de Flautas

Uma das primeiras atrações a se apresentar na praça foi o Quarteto de Flautas da UFMG. Marina Bruekers, integrante do quarteto, ficou surpresa com a receptividade das pessoas. “Mesmo com tantas atividades paralelas, as pessoas foram se aproximando e fizeram silêncio para nos ouvir”, disse ela.

Quem assistiu à apresentação só tinhas elogios a fazer. Foi o caso da psicóloga Rosana Diniz Mascarenhas para quem arte e cultura devem fazer parte do cotidiano.

“Estou fascinada com a sensibilidade das meninas do Quarteto”, comentou. E completou: “Estou vendo diversidade e qualidade dos nossos artistas nesta praça e fico realmente comovida em pensar que tudo isso vai fazer parte da nossa rotina com a inauguração do Circuito Cultural”.

Varal de Poesia

O Projeto Terça-Poética da Fundação Clóvis Salgado montou um varal de poesias com obras de Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Luiz Eduardo Alves, Wilmar Silva,Tânia Diniz e outros poetas contemporâneos. Depois de ouvir a leitura de alguns poemas, a assistente social Vera Lúcia Rodrigues disse que o Circuito Cultural vai mudar o panorama cultural de Minas Gerais.

“Todas as atividades culturais de peso se concentram no Rio e em São Paulo. Nós precisávamos de um espaço como esse. Minas está de parabéns com o Circuito Cultural”, afirmou.

Teatro de bonecos

A Praça da Liberdade também foi palco de uma exposição do Grupo Giramundo com bonecos integrantes da companhia de teatro desde os anos 70. Também apresentou a peça “Um baú de fundo fundo” num palco montado ao lado do coreto.  O analista de sistema Bruno Renato Paschoal assistiu à peça ao lado do filho Giovanni e da mulher, Waleska.

“Meu filho está adorando e nós também. O que mais anima é saber que a proposta do Circuito Cultural é trazer para a praça opções para toda família, para gente de toda a idade. A iniciativa é grande presente não apenas para BH, mas para todos os mineiros”, disse ele.