15h49min - 08 de Agosto de 2012 Atualizado em 13h36min - 01 de Julho de 2013

Prédio histórico da Imprensa Oficial ganhará pintura especial antipichação

Obra, que integra as comemorações dos 120 anos da instituição, tem o apoio do Ministério Público, dentro do projeto “Nossa Cidade Mais Limpa”

A Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, seguindo a determinação do Governador Antonio Anastasia, dá início nesta semana a um processo de revitalização da fachada de seu edifício-sede, localizado no centro do Belo Horizonte. O histórico prédio, que foi construído juntamente com a capital mineira no final do século XIX, ganhará uma pintura especial lavável, que possibilita a imediata remoção de pichações. A edificação será toda “envelopada” até o final dos trabalhos, quando, em um único momento, terá sua fachada apresentada à sociedade.

A iniciativa – que integra as comemorações dos 120 anos da Imprensa Oficial – conta com o apoio da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, por meio do projeto “Nossa cidade mais limpa”.

“Além de resgatar a marcante e imponente presença do edifício no centro de Belo Horizonte, a ação faz parte de um programa mais amplo de resgate da instituição e de suas ações dentro do cenário cultural mineiro e brasileiro”, afirma o diretor-geral da Imprensa Oficial de Minas Gerais, Eugênio Ferraz.

De acordo com Ferraz, a tinta especial que será utilizada na pintura, que chegou ao mercado recentemente, enseja uma solução na preservação dos prédios públicos históricos, além da conservação dos grandes centros urbanos, sem a poluição visual das pichações.

A revitalização imediata da fachada do prédio, que é tombado pelo patrimônio histórico, foi autorizada pela Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, visando à preservação e conservação do monumento.

Várias ações marcam os 120 anos da Imprensa Oficial

Diversas outras ações serão realizadas ao longo do ano de 2012 em comemoração aos 120 anos da Imprensa Oficial e do Diário Oficial “Minas Gerais”. O objetivo de todas elas será destacar o eixo histórico-arquitetônico, com restaurações, revitalizações físicas e reformas dos edifícios que compõem a estrutura da autarquia.

Os eixos administrativo e industrial-tecnológico também serão fortalecidos por meio de ações com foco na modernização dos processos e de pessoal, na melhoria do atendimento à sociedade, no aumento da autoestima dos servidores e na modernização tecnológica da planta industrial, com adequações, ajustes e acréscimos nos equipamentos gráficos.

A direção da Imprensa Oficial planejou ainda uma vasta programação artística e cultural para marcar os 120 anos de criação da instituição. As ações nesta área foram iniciadas em novembro do ano passado, com o lançamento de um selo comemorativo dos Correios. Em abril deste ano, nas solenidades do 21 de abril em Ouro Preto, foi lançada uma edição facsimilar das primeiras edições do Suplemento Literário, publicadas originalmente no ano de 1966. Na ocasião foi lançada também uma medalha comemorativa, cunhada pela Cada da Moeda do Brasil – uma rara e valorizada peça de colecionismo.

A programação atual é composta por diversos outros projetos culturais que contemplam incentivos a novos escritores, oficinas culturais, inauguração de um memorial da imprensa, espaços culturais para exposições e mostras, reabertura de biblioteca e área de leitura oferecida ao público, lançamento de um encarte no “Minas Gerais” dedicado ao leitor infantil, além de uma nova formatação do caderno “noticiário” do Minas Gerais. Serão realizados também eventos contemplando a música e a literatura mineiras, incluindo ações culturais externas ao edifício da Imprensa Oficial.

"A ideia é integrar cada vez mais o histórico prédio à sociedade, com a implantação de um corredor cultural no centro de Belo Horizonte, no qual as artes e a cultura tenham presença e espaço de cidadania permanentes”, afirma o diretor-geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz.

Na opinião do coordenador das Promotorias do Patrimônio de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Marcos Paulo de Souza Miranda, essas iniciativas da Imprensa Oficial representam um ótimo exemplo de como os administradores públicos podem inserir o viés cultural em suas ações de gestão. “Quem sai ganhando, ao final, é a sociedade, que passa a ter a oportunidade de conhecer e valorizar nossas heranças culturais”, ele conclui.