16h39min - 23 de Novembro de 2010 Atualizado em 23h57min - 30 de Junho de 2013

Premiação homenageia boas práticas ambientais em Minas Gerais

BELO HORIZONTE (23/11/10) - O trabalho pela recuperação da bacia hidrográfica do rio das Velhas foi um dos destaques na solenidade de entrega do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, realizada nesta segunda-feira (22), no auditório Presidente Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte. O trabalho desenvolvido pelo Projeto Manuelzão foi eleito o melhor exemplo em Comunicação e Mobilização Social de 2010.

A premiação é concedida pela revista “Ecológico” a pessoas e organizações que por meio de atitudes e projetos contribuam para a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Em 2010, foram indicados 152 projetos, cases, pessoas e instituições públicas e privadas para as 22 categorias. A iniciativa também integra a 1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos, que é realizada de 20 a 28 de novembro em Minas Gerais.

Na solenidade de entrega, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, observou que se o Brasil foi o primeiro país do mundo a incluir a preservação da natureza em sua Constituição, muito se deve ao ambientalista Hugo Werneck. “Ser finalista de um prêmio que leva esse nome já é uma vitória”, afirmou.

Falecido em 2008, Hugo Werneck foi um dos mais importantes defensores da causa ambiental de Minas Gerais e permanece como uma das principais influências do movimento. Um dos seus grandes parceiros, Ângelo Machado, recebeu o prêmio de Personalidade Ambiental pelo trabalho de sua vida, que permitiu a criação das primeiras unidades de conservação em Minas Gerais.

Premiados

José Aparecido Gonçalves, o Cido, recebeu o prêmio de Melhor Exemplo em Resíduos Sólidos por seu trabalho no Festival Lixo e Cidadania. Já Alice Lorentz Godinho foi eleita o Melhor Exemplo do Terceiro Setor por sua atuação como militante na luta pela despoluição dos rios, especialmente no rio Todos os Santos, no Vale do Mucuri.

O troféu Melhor Ação em Ecoturismo foi de Henri Collet, gerente do Parque Nacional da Serra do Cipó. Responsável pela implantação de uma administração participativa na unidade de conservação, ele vem desenvolvendo um trabalho de estímulo à prática sustentável de turismo ecológico junto às comunidades que vivem próximas ao Parque.

O Grupo Plantar recebeu o prêmio Exemplo Florestal por suas práticas em silvicultura. A empresa é a que mais realiza plantios no Estado e foi a primeira do país a adotar Mecanismos de Desenvolvimento Limpo previstos pelo Protocolo de Kyoto.

A rede de supermercados Verdemar foi eleita a Melhor Empresa de 2010 por seus investimentos em iniciativas sustentáveis. Um dos exemplos do trabalho é a utilização de material reciclado nos pisos do estacionamento e instalação de captação da luz solar numa das unidades, recentemente inaugurada.

A lista com todos os indicados, o regulamento e os critérios para entrega do troféu Hugo Werneck estão disponíveis na internet, no endereço www.revistaecologico.com.br.

Confira abaixo, todos os vencedores do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza - 2010

1. Melhor Exemplo em Água

- Aquário da Bacia do Rio São Francisco

2. Melhor Exemplo em Ar

- Embaré Indústrias Alimentícias S.A.

3. Melhor Exemplo em Fauna

- Sociedade de Pesquisa do Manejo e Conservação da Fauna Silvestre - Crax

4. Melhor Exemplo em Flora

- Instituto Inhotim