16h47min - 18 de Março de 2009 Atualizado em 00h53min - 28 de Junho de 2013

Presidente da Epamig é reeleito presidente do Consepa

BELO HORIZONTE (18/03/09) - O presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Baldonedo Arthur Napoleão, foi reeleito, por unanimidade, para presidência do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa) para mais dois anos – até março de 2011. Para 1º. vice-presidente foi eleito o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), Sílvio José Elia Galvão, e para 2º vice-presidente, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Henrique Eufrásio de Santana Jr.

Logo após a eleição, realizada em Brasília na semana passada, Baldonedo garantiu que o Consepa cumpre o papel de trabalhar pelo fortalecimento das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas): “Nos dois últimos anos, o Consepa se estruturou, realizou nove reuniões em Brasília com a presença de 90% de seus membros, estabeleceu seu escritório e sua secretaria executiva, chefiada por um administrador profissional, estabeleceu as contribuições mensais das Oepas para cobrir suas despesas administrativas, regularizou sua situação fiscal e legal, reformou seu estatuto e, principalmente, estabeleceu relações sistemáticas com os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento Agrário, bem como com as Comissões de Agricultura e de Ciência e Tecnologia e com a Frente Parlamentar de Apoio à Pesquisa Agropecuária da Câmara dos Deputados; estreitou suas relações com a diretoria executiva da Embrapa, numa parceria extremamente produtiva; iniciou relações com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)/Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT),” informou Baldonedo.

O CGEE é a instituição incumbida, desde 2005, pelo MCT, de realizar o Diagnóstico das Oepas, a partir do qual o Consepa orienta suas ações junto ao governo federal. Foi com base nesse diagnóstico que o Consepa elaborou e encaminhou ao Mapa e ao MCT sua proposta de revitalização das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária.

Como resultado dessa iniciativa, o Mapa incluiu as Oepas no PAC da Embrapa, como forma de contribuir para o fortalecimento do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária que tem a Embrapa como cabeça e as Oepas como as instituições dotadas da capilaridade necessária ao atendimento das demandas tecnológicas do interior do país.

O PAC Embrapa/Oepas destinou R$ 264 Milhões para as organizações estaduais, sendo R$ 30,4 milhões para 2008, R$ 120 milhões para 2009 e R$ 75 milhões para 2010. Todos esses recursos serão aplicados na recuperação da infra-estrutura física das Oepas, na aquisição de tratores, veículos, equipamentos de laboratório e informática e na realização de obras.

Outro resultado destacado pelo presidente do Consepa refere-se à decisão do MCT de financiar a elaboração dos Planos de Gestão Estratégica das Oepas que servirão de base para a alocação dos recursos do PAC e para o próprio desenvolvimento técnico e administrativo das Oepas.