Segurança / Defesa Social

16h34min - 25 de Novembro de 2014 Atualizado em 16h34min

Presídio de Pedro Leopoldo é reformado e recebe novas instalações

As obras duraram cerca de um ano. Entre as melhorias estão a recuperação do sistema hidráulico e elétrico do local

Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Administração Prisional, entregou, na manhã desta terça-feira (25/11), as obras do Presídio de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A unidade recebeu investimento de R$ 500 mil do Estado para as obras que duraram cerca de um ano. Entre as melhorias estão a reforma do sistema hidráulico e elétrico, nova pintura em todas as instalações, construção de um reservatório de água com capacidade para 30 mil litros, de cela para presos provisórios, de um vestiário masculino para os agentes penitenciários, de nova enfermaria e de salas de atendimento jurídico e psicossocial. O presídio também ganhou uma nova guarita e ampliações do pátio para banho de sol.

O subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade, destaca que a finalização das obras do presídio irá desafogar unidades da Região Metropolitana. “O que pretendemos é garantir um melhor tratamento e mais dignidade para as pessoas que estão privadas de liberdade para que elas saiam do sistema melhores do que entraram”, afirmou. O presídio tem capacidade para receber 80 detentos.

O diretor geral do presídio, Charleson Michel, acompanhou de perto toda a obra e está satisfeito e confiante com o resultado. “Acredito que todas as melhorias vão nos dar condições de realizar os trabalhos dos procedimentos diários com mais segurança e um melhor atendimento aos custodiados”, afirmou.

Entre as autoridades que estiveram presentes na solenidade de entrega das obras estavam, o juiz da 1ª Vara Criminal Comum de Pedro Leopoldo, Otávio Batista Lomônaco, o juiz da 2ª Vara de Execuções de Pedro Leopoldo, Henrique Pereira Alves, o comandante da 182ª Companhia da Polícia Militar, Capitão Élcio Machado e a Prefeita de Pedro Leopoldo, Heloísa Helena.