12h30min - 05 de Dezembro de 2014 Atualizado em 15h14min

Primeira-dama Célia Pinto Coelho assiste ao espetáculo Zanzar do Valores de Minas

A presidente do Servas, Célia Pinto Coelho, acompanhou a apresentação, que até o próximo domingo (07/12) estará em cartaz no PlugMinas

O Valores de Minas estreou, nesta quarta-feira (03/12), o espetáculo Zanzar, que apresenta a temática do circo como metáfora de fronteiras humanas e sociais. Nesta quinta-feira (04/12), a presidente do Servas, Célia Pinto Coelho, acompanhou a apresentação, que é uma síntese das atividades e experiências desenvolvidas por cerca de 570 jovens, alunos da rede pública de ensino selecionados a cada ano para aulas e experiências em teatro, dança, artes visuais, circo e música, além de literatura, ética e cidadania.

Até o próximo domingo (07/12), a peça estará em cartaz no PlugMinas e, no dia 12, em duas sessões no Palácio das Artes, sendo essas duas apresentações em comemoração aos 10 anos do programa. O espetáculo conta a história de uma família circense que, por meio da reprodução de padrões sociais opressivos, revela aspectos da construção social da mulher na sociedade atual. Paralelo a isso, há para essa família a ameaça constante de ter que deixar seu local de trabalho por falta de recursos financeiros.

“O maior espetáculo da terra, o circo, se torna um excelente pano de fundo para os jovens do Valores de Minas despertarem uma reflexão sobre temas que permeiam seu dia a dia. Um trabalho de uma delicadeza e sensibilidades imensas”, Célia Pinto Coelho.

Os alunos participam de todo o processo de criação da peça, que abarca a confecção de adereços, trilha sonora e também a criação de figurinos sob a orientação dos figurinistas Jonnatha Horta Fortes e Morgana Marla.“Estamos levando para o palco exatamente a vivência que os jovens tiveram no programa. Ao final do espetáculo, temos uma reinvenção do circo atrelada a um processo de autodescoberta dos alunos, que chegam, ainda, a novas formas de contribuir com o espaço onde estão inseridos”, explica a coordenadora e diretora Cyntia Reyder.

Valores de Minas 10 anos

Criado em 2005 pelo Governo de Minas e o Servas, o programa oferece a jovens da rede pública de ensino oportunidades de crescimento, por meio do teatro, circo, dança, música e artes visuais. Em 10 anos o atendeu a cerca de 6.000. Até 2013, como resultado do curso, os jovens, sob a coordenação de uma equipe que reúne, entre outros profissionais, professores, pedagogos e monitores, produziu e apresentou nove espetáculos, que já foram aplaudidos por quase 40 mil pessoas e elogiados pelo público e crítica.

“Todo jovem carrega em si não apenas a modelagem do futuro, mas também a vocação para mudar o mundo. Ele é, naturalmente, uma espécie de polinizador. Investir em um jovem, dotando-o de inquietude e determinação, cria um efeito multiplicador que não podemos mensurar. É uma honra comemorar os 10 anos de um programa tão transformador”, enfatiza a primeira-dama e presidente do Servas.