15h19min - 30 de Agosto de 2012 Atualizado em 15h58min - 30 de Junho de 2013

Primeira etapa das obras do Hospital São Camilo, no Vale do Aço, é inaugurada

O investimento foi de R$16,3 milhões em melhorias que irão beneficiar mais de 200 mil pessoas; pronto atendimento terá 51 novos leitos

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge, inaugurou nesta quinta-feira (30) a primeira etapa das obras do hospital São Camilo, em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. Nesta etapa será entregue à população o pronto atendimento, que dispõe de 51 leitos, sendo 41 de clínica médica e 10 leitos de UTI adulto, além de mais 12 salas de observação.

O bloco cirúrgico, a internação cirúrgica e os setores de apoio e administrativo serão inaugurados em 60 dias, na segunda etapa das obras. A obra irá beneficiar os moradores da microrregião de Coronel Fabriciano, composta por oito municípios e uma população de aproximadamente 220 mil habitantes.

O Governo de Minas investiu R$ 16,3 milhões no hospital, sendo R$ 10,3 milhões na compra do antigo Hospital Siderúrgica, R$ 3,1 milhões nas obras de recuperação das instalações e mais R$ 2,9 milhões na compra de equipamentos.

”Todo esse investimento foi necessário para reorganizar a assistência médica nesta microrregião”, afirmou o secretário Antônio Jorge, que lembrou, ainda, que está sendo desenvolvido na região o conceito de hospitais complementares. “Cada hospital irá oferecer um atendimento específico e irão funcionar todos alinhados e em rede”, explicou.

Durante a cerimônia, Antonio Jorge ressaltou a importância da união de todas as esferas de governo para o bem comum. “O Sistema Único de Saúde (SUS) é apartidário, não viemos aqui colher frutos políticos, mas sim cumprir uma obrigação com a população”, reforçou.

Vocação hospitalar

Segundo o secretário, a situação anterior do hospital era muito crítica. “Nós tínhamos uma dificuldade jurídica aqui e o Governo de Minas tomou uma decisão corajosa, porque nós desapropriamos o hospital para retorná-lo a população. Tudo aconteceu em menos de 60 dias. Definimos uma nova gestão e assim vamos conseguir uma sinergia entre os hospitais de Timóteo, também administrado pela fundação São Camilo, e o de Coronel Fabriciano. As duas instituições vão se complementar e poderão prestar um serviço que antes não era ofertado em toda a região metropolitana”, completou.

No Hospital São Camilo serão atendidos os casos de clínica médica e cirúrgica. Os pacientes serão atendidos conforme a gravidade do caso e não pela ordem de chegada. Dessa forma, os pacientes serão identificados pelo Protocolo de Manchester, ou seja, os mais graves, identificados como “vermelhos”, terão prioridade.

Outros atendimentos, não caracterizados como urgentes, a exemplo de consultas, continuarão nas unidades de saúde mais próximas às suas residências. Já os casos de obstetrícia, pediatria e ortopedia também serão atendidos, de forma microrregional, no Hospital Vital Brazil, em Timóteo.

Melhoria da Assistência

A reforma do Hospital São Camilo está sendo feita em etapas. Conforme a diretora administrativa da instituição, Érica Dias, o hospital foi praticamente reconstruído e a nova instalação será 100% SUS. “Estamos dentro do prazo previsto. O Governo do Estado tem nos dado todo o apoio para sequência positiva das obras”, diz.

Os moradores da região comemoram. Zélia Miranda, de 75 anos, participou da solenidade. Segundo ela, a vida ficará mais fácil. “Vai melhorar muito, pois se eu tiver algum problema de urgência, posso chegar aqui a tempo, porque moro bem próxima ao hospital”, afirmou.

Histórico

A desapropriação do antigo Hospital Siderúrgica foi concluída pelo Estado no dia 11 de janeiro deste ano. Entretanto, como a antiga mantenedora já havia encerrado suas atividades desde julho do de 2011, o imóvel se encontrava fechado.

Concluído o processo de desapropriação, foi assinado um convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e a Sociedade Beneficente São Camilo que, desde então, passou a ser a mantenedora desse hospital. O convênio tem validade por cinco anos, podendo ser renovado se for de interesse das partes.