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08h00min - 31 de Maio de 2014 Atualizado em 18h37min - 30 de Maio de 2014

Primeiras startups aceleradas pelo SEED apresentam seus produtos e serviços a investidores

Trabalho realizado pelas 40 empresas da primeira turma do projeto é aprimorado por meio de investimento do Estado. Muitas já contam com clientes e faturamento próprio

Antes mesmo da formatura, que acontece em julho deste ano, a turma inaugural do Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED), do Governo de Minas, apresenta os primeiros resultados de meses de imersão no universo da inovação, realizada em um escritório compartilhado no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte.

Durante o DemoDay Minas, feira de negócios realizada na última quinta-feira (29/05), as 40 startups do SEED tiveram a oportunidade de exibir seus produtos e serviços em pitches (apresentações de negócios). O objetivo era reunir investidores, empresas e empreendedores para formação de network e potenciais investimentos, bem como de garantir ainda mais aceleração aos projetos que já estão sendo desenvolvidos pela iniciativa do Estado, em parceria com o Sebrae Minas e a Acelera-MGTI.

À procura de novos negócios para investir, Gustavo Abijaudi, sócio proprietário de uma consultoria de investimentos, era um dos investidores interessados nas propostas das startups. “Vim com a intenção de investir em algo virtual. Cheguei aqui e vi que tenho a possibilidade de apostar em algumas boas ideias que já estão rodando e estão consolidadas, em vez de iniciar algo novo. Achei fantástico”, ressalta.

O diretor da Fundepar – programa de investimento vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ramon Dias de Azevedo, também teceu uma avalição positiva. “De uma forma geral, as apresentações foram de um nível muito bom, construtivas. Vi boas ideias surgindo para incentivar o desenvolvimento do ecossistema local de inovação”, comenta.

Ambiente profícuo para a inovação

Acolhidos em um ambiente cuja infraestrutura e decoração suscitam a criatividade e a imaginação, jovens de 40 startups convivem diariamente, partilham experiências e recebem mentorias de especialistas para materializar seus sonhos. Muitas delas, inclusive, já negociam seus produtos e serviços diretamente com clientes e contabilizam receitas.

Após passar pela seleção, que reuniu mais de 2.800 projetos, a startup Cabe na Mala disponibiliza a seus clientes uma nova plataforma totalmente automatizada desenvolvida no SEED. A ferramenta online conecta pessoas que desejam adquirir produtos de outros países a viajantes que podem trazê-los em troca de recompensas. A ideia surgiu quando as sócias perceberam que eram recorrentes os pedidos de amigos e parentes para trazer produtos do exterior durante as viagens, mas que, nem sempre, isso era possível.

“Era uma coisa que se repetia muito no Brasil e isso despertou uma ideia de negócio. Chegamos aqui com um produto pequeno e agora estamos com ele finalizado”, conta uma das duas sócias da startup, Ana Paula Lessa. “A pessoa escolhe no site a mercadoria e o tempo para recebê-la, de 10 a 30 dias. Basta o viajante aceitar e colocar o produto na mala. Depois que realizar a entrega, o viajante recebe a recompensa e ficamos com um percentual”, esclarece Ana Paula. A plataforma cadastra e viabiliza a comercialização de produtos de até $ 500.

Caixinha de sugestões na web

Também já está em operação o aplicativo Say2Me, que coleta feedback de clientes dos mais diversos estabelecimentos comerciais. “É uma caixinha de sugestões que funciona”, incita um dos sócios-fundadores da empresa, Filipe Magalhães. O proprietário do estabelecimento compra o direito de usar o aplicativo e divulga o novo canal de interatividade aos seus clientes. Por meio dele, o consumidor pode avaliar e dar sua opinião sobre o local em tempo real. “É instantâneo”, frisa Filipe.

A startup já contabiliza 50 clientes e, atualmente, está focada no segmento de franquias. “Só aqui no SEED, após várias mentorias e reuniões, conseguimos rever o nosso negócio e percebemos que tínhamos que focar em franquias. Nossa primeira é de 50 unidades de um curso de inglês, para fazer a avalição dos professores”, comemora Filipe, que revela, ainda, que a Say2Me está montando equipes de representantes comerciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Ao falar sobre volume de negócios, a Trakto é um exemplo bem-sucedido e apresenta números surpreendentes. De acordo com um dos sócios, Paulo Filho, a startup já conta com 4mil mil usuários. Cerca de R$ 5 milhões já foram negociados pelo aplicativo. “Chegamos ao SEED com apenas 100 usuários e com um protótipo e estamos saindo daqui com um produto”, enfatiza Paulo. O aplicativo Trakto auxilia os profissionais liberais a negociar contratos de trabalho de maneira ágil e eficiente. “O aplicativo é bem simples e ajuda o profissional a calcular quanto cobrar por um serviço a partir de apenas três perguntas. O sistema é inteligente, monta uma proposta comercial e envia para o e-mail do cliente em tempo real”, explica Paulo. A startup foi selecionada para uma estadia de três meses no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Vários projetos em um só lugar

O representante da empresa de consultoria de investimentos Imeri Capital, Luiz Guilherme Guimarães, elogia a ideia do DemoDay, de reunir no mesmo espaço todas as startupsda primeira turma do SEED. “Porque assim não precisamos ficar buscando uma a uma. É um incentivo para nós, investidores, que conseguimos ter uma visão geral. O que eu vi aqui foram muitos empreendedores com boas ideias. São propostas muito boas que podem trazer retorno”, destaca Luiz Guilherme.

O diretor acadêmico do programa de inovação e empreendedorismo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Mike Lyons, que proferiu uma palestra sobre inovação durante o encontro, acredita que criar um ambiente estimulante é essencial para explorar o potencial das startups. “O Brasil é um bom mercado para o capital de risco e Minas Gerais está criando este ambiente de inovação no Estado. É importante ter essas iniciativas que atraem o capital de risco para Belo Horizonte. Isso mantém um ciclo virtuoso de inovação, que se alimenta e traz resultados em longo prazo”, afirma Lyons.

Para o diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence, Minas Gerais e Belo Horizonte têm características que as startups buscam, como desburocratização e potenciais investidores. “Esses elementos ajudam a transformar BH no berço da inovação e do empreendedorismo tecnológico na América Latina. Essa primeira turma do SEED nos fez acreditar que tudo isso é possível, construir um cenário favorável ao empreendedorismo em âmbito global. Se inspirem e inspirem”, frisa.

Ao final do DemoDay Minas, André Barrence fez dois importantes anúncios: a concessão de visto permanente para os estrangeiros participantes do SEED e a criação do Fundo Brasil Acelerador de Startups, em parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a Microsoft e o Banco Espírito Santo. Por meio da linha de financiamento, startups interessadas poderão angariar recursos e fortalecer o ecossistema de inovação no Estado.

O Seed nasceu para fortalecer a cultura empreendedora, acelerar o desenvolvimento do ecossistema de startups em Minas Gerais e incentivar negócios de conteúdo tecnológico no estado. Criado no final de 2013, o programa já está em sua segunda rodada, acelerando, ao todo, 80 empresas de várias partes do mundo, além de promover educação empreendedora gratuita. Entre as vantagens estão capital semente livre de participação de até R$ 80 mil, mentoria com expoentes do cenário de empreendedorismo, formação empreendedora através de workshops, cursos e palestras, espaço inspirador de coworking e conexão com uma comunidade global de empreendedores. Estão previstos R$ 13,5 milhões em investimentos no projeto até o final de 2014.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

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