Agricultura

12h30min - 23 de Dezembro de 2008 Atualizado em 17h48min - 27 de Junho de 2013

Pró-Genética investe na renovação do rebanho bovino de Minas

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética), fecha 2008 com 12 feiras realizadas e um total de 267 tourinhos de pedigree comercializados. O dado confirma o objetivo do projeto: aprimorar o rebanho bovino comercial de Minas.

BELO HORIZONTE (23/12/08) - O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética), criado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), fecha o ano de 2008 com 12 feiras realizadas e um total de 267 tourinhos de pedigree comercializados. O dado confirma o objetivo maior do projeto: aprimorar o rebanho bovino comercial do Estado e contribuir para a criação de mecanismos que aumentem a produção e renda do pequeno e médio produtor rural, oferecendo a este segmento a oportunidade de adquirir animais geneticamente melhorados e mais produtivos.

O número de 267 touros comercializados em 2008 ultrapassa o do ano passado, que foi de 255 animais negociados. Para o ano que vem, a Emater-MG retoma os eventos, com a realização de mais feiras. Inicialmente, duas estão agendadas no município de Curvelo, sendo uma no mês de março e outra em novembro.

O Programa Pró-Genética visa ao melhoramento genético de rebanhos bovinos, apoiando a comercialização dos animais, da melhor forma possível para os compradores, oferecendo suporte para que eles renovem o rebanho, com crédito facilitado pelos agentes bancários. Mas hoje, além desta modalidade, as feiras agropecuárias organizadas em vários municípios mineiros estão oferecendo também, oportunidades de os produtores adquirirem novas linhagens para corte e leite, diretamente com os proprietários. O valor dos tourinhos podem variar de R$ 2 mil a R$ 4 mil. E os compradores podem adquirir reprodutores em parcelas iguais de 10 a 20 pagamentos.

Segundo o coordenador estadual de Bovinocultura da Emater-MG, José Alberto Ávila, essa forma de pagamento pode viabilizar a compra de touros melhorados com registro genealógico, puros de origem (PO) ou puros sintéticos (PS). "O programa não precisa estar simplesmente vinculado ao crédito rural. E as feiras funcionam exatamente como um instrumento para facilitar o acesso dos pequenos criadores aos tourinhos de melhor qualidade do Pró-Genética", explica José Alberto.

Foi o que aconteceu, por exemplo, na feira de touros de Agropeva, em Janaúba, nos dias 21 e 22 de novembro, onde tourinhos da raça nelore foram disponibilizados para venda, com preços pré-fixados, a partir de R$ 220 mensais, em 10 parcelas. "Isto é uma avanço, pois aumenta a possibilidade de os interessados adquirirem tourinhos de melhor qualidade, facilitando o processo de melhoria do rebanho do produtor", enfatiza José Alberto, salientando que em alguns casos, esta pode ser a saída para driblar eventuais entraves burocráticos na concessão de crédito, ou mais uma opção que facilita a vida do comprador.

O coordenador José Alberto informa ainda, que a ponta vendedora (os pecuaristas que produzem a genética) proporciona a oferta de bovinos, que tende a crescer cada vez mais, em função das modernas práticas de reprodução. E que, cabe à Emater-MG, garantir a participação de um número cada vez maior de produtores ao Programa Pró-Genética em 2009.

As feiras de touros do Pró-Genética são promovidas em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), cooperativas, sindicatos e outras entidades dos produtores rurais, além do apoio das prefeituras municipais e outros órgãos vinculados à Seapa, como IMA e Epamig. Os animais, com qualidade genética atestada pela ABCZ, são oferecidos com preço pré-fixados e podem ser financiados por instituições como Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Crediminas, com condições de pagamento e juros acessíveis. Linhas especiais como as do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) podem ser utilizadas, de acordo o coordenador da Emater-MG.

A Emater-MG está apta a orientar os compradores em todo o processo de compra dos tourinhos. Os detalhes do programa podem ser acessados no próprio site da empresa, no endereço eletrônico www.emater.mg.gov.br.