19h33min - 17 de Novembro de 2010 Atualizado em 07h35min - 01 de Julho de 2013

Produção audiovisual ganha destaque no Filme em Minas

BELO HORIZONTE (17/11/10) - Realizadores da “sétima arte” em Minas Gerais podem inscrever seus projetos na 5ª edição do Filme em Minas - Programa de Estímulo ao Audiovisual, de 18 de novembro de 2010 a 14 de janeiro de 2011. O edital foi lançado nesta quarta-feira (17), no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Ao abrir o evento, o superintendente de Comunicação Empresarial da Cemig, Luiz Henrique Michalik, representando o presidente da Companhia, Djalma Bastos de Morais, ressaltou a importância do Filme em Minas, que possibilita a participação de profissionais de todas as regiões do Estado, fortalecendo toda a cadeia produtiva do audiovisual. Também presente no lançamento, o secretário de Estado de Cultura, Washington Mello, afirmou que “o Filme em Minas é mais um projeto que incentiva a produção cultural mineira, trazendo reconhecimento para os realizadores locais e para o próprio Estado”.

O programa

Fruto de parceria entre o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) - irá investir R$ 4,5 milhões em projetos mineiros. Os recursos serão distribuídos no biênio 2011/2012 e irão contemplar sete categorias, visando atender à diversidade da produção audiovisual do Estado. De 2005 a 2010, foram 111 projetos contemplados, com um orçamento total de mais de R$ 13 milhões.

Inscrições

De 18 de novembro de 2010 a 14 de janeiro de 2011, os projetos postados deverão ser entregues, fisicamente, ou encaminhados, pelos Correios, para: Filme em Minas - Programa de Estímulo ao Audiovisual, Prédio Rainha da Sucata, avenida Bias Fortes, nº 50, 4º andar, Belo Horizonte. CEP: 30.170-010.

Pessoas físicas podem apresentar até dois projetos para o Filme em Minas e pessoas jurídicas, até três projetos. Em ambos os casos, na mesma categoria ou em categorias distintas. Contudo, interessados que sejam sócios de pessoas jurídicas não poderão inscrever projetos como pessoas físicas.

Participação popular

Esta será a segunda vez que a sociedade civil participa da escolha da comissão julgadora. Nessa edição, o diferencial é que os nomes poderão ser indicados e votados para as categorias “Produção de Longa-Metragem” e “Produção de Curta e Média-Metragem”, por meio do site www.redemineiradecultura.ning.com. Para participar da indicação e posterior votação, os interessados do setor audiovisual mineiro deverão se cadastrar na rede e validar seu perfil, solicitando, em seguida, participação na comunidade “Indicação e Votação Comissão Filme em Minas”, que será mediada pela Secretaria de Estado de Cultura e por representantes eleitos da sociedade civil. Os participantes poderão fazer até duas indicações para cada uma das duas categorias. A votação ficará aberta até 7 de janeiro de 2011.

Os nomes escolhidos para participar das Comissões Julgadoras serão divulgados na comunidade e também no site www.cultura.mg.gov.br.

Mudanças no edital

O 5º edital do Filme em Minas traz duas mudanças em relação às categorias contempladas. A primeira delas foi a condensação das categorias ‘Documentário em vídeo’ e ‘Curtas-metragens’ em uma só, chamada agora de ‘Curtas e médias-metragens’. A mudança acontece por ter deixado de ser obrigatória a finalização dos curtas em película, o que aproxima os dois segmentos e possibilita aumentar o valor do prêmio. Vale ressaltar que, já no edital anterior, documentários poderiam ser inscritos em qualquer uma das duas categorias.

A segunda mudança veio com a retirada da categoria ‘Desenvolvimento de roteiros’. “Devido a uma mudança nos critérios adotados pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), não há mais a possibilidade de esse tipo de projeto seja aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, pelo entendimento do Ministério da Cultura de que tudo o que se refere à categoria longa-metragem, desde a etapa de desenvolvimento de roteiros, deva ficar a cargo da Agência Nacional de Cinema (Ancine)”, esclarece a diretora de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura, Carolina Gontijo.

Categorias 2011/2012

Para o próximo biênio, as sete categorias contempladas pelo Filme em Minas, com recursos incentivados pela Lei Rouanet, são:

- Produção de Longas-Metragens - R$ 2.150.000,00

- Distribuição de Longas-Metragens - R$ 200.000,00

- Finalização - R$ 250.000,00

- Curtas e Médias-Metragens - R$ 1.000.000,00

- Formato Livre - R$ 250.000,00

- Publicações, Preservação e Memória - R$ 150.000,00

- Incentivo Minas Film Commission ao Cinema Nacional - R$ 500.000,00

Minas Film Commission

Grandes projetos têm contado com a Minas Film Commission, estrutura do Governo de Minas Gerais de apoio às produções audiovisuais que desejam rodar seus trabalhos no Estado. Exemplos recentes são os longas-metragens: Contador de Histórias, de Luiz Vilaça, estrelado pela atriz portuguesa Maria de Medeiros; Matraga, de Vinícius Coimbra, adaptado da obra de Guimarães Rosa, inteiramente filmado em Minas Gerais e estrelado por João Miguel e José Wilker; Chico Xavier, de Daniel Filho, e, neste ano, a novela da Rede Globo Tititi.

A Minas Film Commission, para além do incentivo bienal, promovido pelo edital Filme em Minas, trabalha em apoio às grandes produções, desde a pré-produção, quando se inicia a procura por elenco, locações e as parcerias com os setores privados e as prefeituras locais são firmadas. A estrutura do Governo do Estado tem participação direta na negociação por locações, na intermediação do diálogo dos produtores com as empresas públicas e privadas, para, por exemplo, facilitar serviços como de eletricidade, apoio na organização do trânsito e fechamento de ruas e praças, segurança etc.