13h29min - 21 de Junho de 2013 Atualizado em 12h44min - 30 de Junho de 2013

Produção de mel em Nova Lima avança e movimenta economia do município

Com a intervenção da Emater-MG, os apicultores da região têm a expectativa de dobrar o volume de vendas ainda neste ano

Desde 2010, a apicultura tem ganhado força no município de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, graças à atuação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) junto a 62 agricultores familiares. Ao lado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Emater-MG trabalha em parceria com a Associação de Apicultores das Cidades de Rio Acima e Nova Lima (Acranoli). Em 2012, o grupo produziu duas toneladas de mel e a expectativa, para 2013, é de dobrar a produção.

“A vegetação diversificada e muito alecrim do campo favorecem a criação de abelhas para mel e própolis verde. Este ano devemos atingir os quatro mil quilos de mel”, explica o extensionista Modestino Cirino Motta. Segundo o técnico, o mel está sendo comercializado em três feiras livres da região e o própolis é vendido (in natura) para a Cooperativa Nacional de Apicultura (Conap), com sede no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. Alguns apicultores também vendem parte da produção de mel para a mesma cooperativa.

O presidente da Acranoli, João Carlos Rocha, garante que a vida dos pequenos produtores rurais locais melhorou muito com a apicultura. “Criamos uma associação de apicultores porque nunca tivemos uma produção significativa na agricultura. Antes disso, tínhamos alguns produtores de horta, que vendiam a produção de porta em porta, mas não havia visão comercial do negócio. A nova atividade melhorou a condição de vida dos associados", enfatiza.

“Estamos nos capacitando e atraindo mais pessoas interessadas na atividade e vamos tentar o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Enquanto isso, comercializamos em feiras e para clientes de condomínios próximos”, destaca João Carlos. O presidente da Acranoli fala também sobre a criação da Casa do Mel, espaço para o processamento do produto, que se encontra em fase de licitação na prefeitura. “A expectativa é que tenhamos a Casa do Mel no prazo de quatro a seis meses. Já compramos os equipamentos”, revela.

Os equipamentos da futura Casa do Mel foram comprados com recursos da ordem de R$ 48,3 mil, liberados pela mineradora local, por meio de projeto aprovado em chamada pública. Enquanto aguardam a construção do espaço comunitário, os associados tentam participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para inserir o mel na merenda das escolas públicas de Nova Lima.

Outras frentes de ações também merecem destaques. O Programa Gestão de Qualidade no Campo (GQC) do Senar, por exemplo, prevê um plano de gestão de uso da propriedade para os próximos cinco anos, por meio de aulas teóricas e práticas, além de consultorias. Destaca-se ainda a segunda edição da Festa do Mel e a capacitação para iniciantes em apicultura, com o apoio da Emater-MG.

O extensionista Modestino explica que o GQC vai beneficiar apicultores que querem investir em gestão e qualidade. “Será dividido em oito módulos e tem previsão de encerramento em outubro de 2013. Ao todo, serão 20 participantes, sendo dois representantes de 10 propriedades rurais envolvidas”, esclarece. "A 2ª Festa do Mel terá uma programação que envolve seminário, concurso de pratos e bebidas a base de mel, oficinas e feira", acrescenta Modestino.