14h38min - 04 de Outubro de 2011 Atualizado em 03h30min - 01 de Julho de 2013

Produtor de assentamento investe em muçarela de búfala

UBERABA (04/10/11) - O produtor Ricardo Alves é um dos pioneiros na produção de muçarela de búfala no município de Uberaba, Triângulo Mineiro. Apesar de pouco comum na região, Ricardo decidiu investir no produto e já conseguiu obter bons resultados. Além de comercializar a muçarela no município, o produtor tem participado de feiras em todo o Estado. Segundo ele, a atividade tem se mostrado uma boa fonte de renda.

Ricardo Alves começou a produzir muçarela de búfala em 2008, quando se mudou para o Projeto de Assentamento Dandara. Ele começou com um rebanho de 30 cabeças. “Fazer a muçarela de búfala é algo relativamente fácil. O mais difícil é conseguir a matéria-prima”, explica Alves. Atualmente, o rebanho da propriedade do produtor tem 150 cabeças. Desse total, 50 são búfalas em período de lactação. Diariamente, na fazenda, são produzidos 30 kg de muçarela. Em média, o quilo é vendido a R$ 15. “A procura pelo produto é boa e eu consegui aumentar a produção”, diz Ricardo Alves.

Por enquanto, o produtor depende de um intermediário para vender a sua produção. Mas, ele pretende mudar essa situação. Se tudo der certo, Ricardo vai contratar um funcionário para ajudá-lo na fabricação da muçarela e, com isso, espera arranjar tempo para a comercialização. “Eu mesmo vou assumir essa parte. A intenção é baixar o valor do produto e, assim, vender mais”, afirma.

Ricardo Alves é um dos assentados que recebem orientação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). Os extensionistas do escritório da empresa em Uberaba acompanham dezesseis famílias do assentamento Dandara. O trabalho visa promover o desenvolvimento sustentável entre assentados da reforma agrária e tem como objetivos: orientar e acompanhar a implantação e execução dos planos de exploração, desenvolvimento e recuperação dos assentamentos; manter a qualidade do serviço de assistência técnica, social e ambiental nos assentamentos; realizar eventos de capacitação e qualificação profissional das famílias assentadas e viabilizar o acesso das famílias às políticas públicas.

A equipe da Emater tem orientado Ricardo Alves sobre os cuidados com o rebanho e as boas práticas de fabricação da muçarela. Recentemente, o produtor conseguiu o credenciamento do Serviço Municipal de Inspeção (Sim). “Sem uma orientação técnica fica difícil. Os extensionistas da Emater-MG têm ajudado bastante”, conta Alves.

De acordo com a extensionista Claudia Sabino El-Armali, a muçarela de búfala tem boa aceitação no mercado da região. “O produto é uma boa alternativa de renda. E a muçarela feita pelo Ricardo é de ótima qualidade e produzida dentro das normas”, diz a extensionista.

A empresa também tem estimulado o produtor a participar de feiras. Um exemplo é a edição deste ano da Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais (Agriminas), realizada em agosto, em Belo Horizonte. Com o apoio da Emater-MG, Ricardo Alves e outros produtores participaram do evento. Segundo o produtor, o resultado não poderia ser melhor. Ele conseguiu vender todas as peças de muçarela de búfala que levou para a feira. “Além disso, eu consegui divulgar o meu produto”, diz o produtor.