Agricultura

15h20min - 03 de Novembro de 2009 Atualizado em 13h55min - 01 de Julho de 2013

Produtores e artesãos de Congonhas participam de feiras

BELO HORIZONTE (03/11/09) - Associações de produtores e artesãos de Congonhas, na região do Campo das Vertentes, atendidos e mobilizados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), participam neste mês, em Belo Horizonte, de três feiras importantes no cenário estadual e nacional: a 5ª Feira Estadual de Economia Solidária de Minas Gerais e a 2ª Feira Metropolitana de Economia Solidária, de 5 a 7 de novembro, na Praça da Assembleia; e a 20ª Feira Nacional de Artesanato, de 24 a 29 de novembro, no Expominas,.

A Associação dos Artesãos, Artistas e Produtores Caseiros de Congonhas e Região (Uniarte) e a Associação de Pequenos Produtores e Artesãos da Agricultura Familiar de Congonhas (Nossa Família) são as entidades participantes. A Uniarte tem bastante experiência na Feira Nacional, pois já participou de metade das 20 edições, expondo bordado, pintura em tecido, tela, decoração de chinelos e fuxico. Já a associação Nossa Família vai participar pela primeira vez com produtos da agricultura familiar.

A participação das associações em feiras desse porte tem sido uma das metas do escritório local da Emater-MG, em Congonhas. Os eventos abrem um leque de possibilidades que vão desde a divulgação do município e dos trabalhos dos artesãos e produtores locais, até o fortalecimento do associativismo e da economia solidária, permitindo assim geração de renda e mais qualidade de vida aos participantes

Os extensionistas de Congonhas apoiam na elaboração da documentação, promovem treinamentos e estimulam o fortalecimento das associações. O trabalho serve como ferramenta para o Projeto de Fomento à Produção Artesanal e ao Associativismo. Paralelo a ele, a equipe local ainda vem retomando o fornecimento de produtos artesanais para a loja Ponto da Roça, da Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Para a extensionista Ângela Tavares, a participação das associações em eventos como esses é uma oportunidade para dar visibilidade aos produtos rurais do município e ao mesmo tempo fechar novas parcerias. “As feiras são um dos instrumentos para que os artesãos e agricultores familiares invistam em qualificação pessoal, melhorem a qualidade dos produtos, além de ser também locais para fortalecer o marketing e outras estratégias necessárias para valorizar seus produtos”, afirma. Ela informa que tanto o trabalho de apoio à participação dos produtores nas feiras quanto a venda de produtos contam com a parceria da Prefeitura de Congonhas e da Câmara de Vereadores.