Agricultura

10h18min - 23 de Novembro de 2012 Atualizado em 08h01min - 01 de Julho de 2013

Produtores mineiros são agraciados com o Prêmio Criatividade Rural

A solenidade de premiação dos projetos vencedores acontece na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, próxima terça-feira (27)

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) promoverá, na próxima terça-feira (27), a solenidade de premiação dos cinco projetos vencedores do Prêmio Criatividade Rural 2012. A cerimônia, com a presença dos produtores agraciados, vai acontecer no auditório da sede da empresa, em Belo Horizonte, às 10h.

O Prêmio Criatividade Rural é uma iniciativa da Emater-MG em parceria com o Banco do Brasil, que patrocina os prêmios, em forma de bens, aos cinco melhores inventos classificados. O ranking leva em conta o cumprimento dos critérios de criatividade, exequibilidade, sustentabilidade, potencial de inclusão social e mérito dos projetos.

Segundo o coordenador técnico estadual, responsável pela organização do evento, Waldir Pascoal, o Criatividade Rural tem por objetivo estimular, identificar e divulgar inovações tecnológicas, que gerem impactos positivos nas áreas social, econômica, cultural e ambiental do meio rural. “É uma ferramenta estratégica de incentivo aos produtores rurais e extensionistas ligados às instituições públicas e privadas de assistência técnica e extensão rural”, explica.

A edição deste ano selecionou os seguintes projetos: Sistema de irrigação de baixo custo operacional, do produtor familiar Adelson Pereira de Oliveira (1º lugar); Transportador enrolador e desenrolador de fita gotejadora, do agricultor Geraldo Ribeiro (2ª); Fatiador de açafrão, de Érick Antônio Aguiar (3º); Mão amiga, do agricultor Mauro Antônio (4º); e o Beneficiador de café adaptado e produção de composto orgânico à base de palha de café, do agricultor Alexandre da Silva (5º).

Irrigar com recicláveis

O projeto campeão do Criatividade Rural (Sistema de irrigação de baixo custo operacional)  nasceu da necessidade de o agricultor Adelson Pereira, do Sítio Santo Reis do Tatu, em Curvelo, na região Central, produzir hortaliças o ano inteiro, sem precisar de energia elétrica ou um motor a diesel.

“O produtor necessitava de um sistema que pudesse utilizar recursos da propriedade, como a água que existe em abundância no lugar, e materiais recicláveis do tipo embalagens de achocolatados, câmaras de ar usadas e correias, entre outros, além de mão-de-obra própria”, explica o extensionista do escritório local da Emater-MG de Cordisburgo, Ronaldo Teixeira, que assina o projeto.

Segundo Teixeira, o mecanismo consiste em três rodas d'águas que acionam uma correia com copos de embalagens de achocolatados presos, que se enchem ao passar pela água e em seguida esvaziam em um tanque, onde é distribuído para irrigar a horta e as covas de feijão, abóbora, quiabo e tomate, produtos cultivados pelo agricultor.