Ciência e Tecnologia

20h52min - 26 de Março de 2010 Atualizado em 09h16min - 01 de Julho de 2013

Produtos inovadores são apresentados em Viçosa

BELO HORIZONTE (26/03/10) - Dez produtos inovadores foram apresentados nesta sexta-feira (26), no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), como resultado do Programa de Incentivo à Inovação (Pii) na universidade. O programa é uma ação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), universidades e centros de pesquisa. Em Viçosa, na Zona da Mata, conta com a parceria da UFV.

Segundo o secretário-adjunto da Sectes, Evaldo Vilela, o Pii é um programa único no país. Com a iniciativa, projetos de pesquisa aplicada das universidades e centros de pesquisa são convertidos em produtos e serviços inovadores para beneficiar a sociedade, promovendo o desenvolvimento regional, facilitando a integração entre a academia e o setor empresarial, e gerando emprego e renda por meio da criação de novas empresas ou transferência de tecnologia, que garanta royalties para as universidades.

“O Governo de Minas trabalha em rede com diversos parceiros, investe nas universidades e oferece mais do que a formação. Hoje temos uma metodologia fantástica”, garantiu. Como resultado de todas as edições, já são dez novos pedidos de patente depositados e 14 em andamento, 14 empresas foram criadas, a tecnologia foi transferida para 17 empresas de terceiros, e 60 protótipos foram construídos e apresentados para empresários.

Mais de 370 projetos já foram submetidos ao programa e mais de 150 estudos de viabilidade técnica, econômica e de impacto ambiental foram elaborados, além de cinco livros publicados. Segundo Vilela, o Brasil precisa acelerar o processo de inovação, já que a velocidade da inovação toma conta do mundo. “O Pii gera conhecimento útil para a sociedade, gerando melhores produtos, emprego e renda. Não podemos ficar para trás senão iremos apenas consumir produtos chineses”, afirmou.

Novos produtos

Os empresários estão conhecendo os novos produtos e serviços desenvolvidos pelos pesquisadores da universidade, como, por exemplo, a derriçadora portátil para colheita de café em região montanhosa, tecnologia que substitui a colheita manual, aumentando a produtividade do trabalhador em até cinco vezes. A inovação do projeto é o uso do conceito de vibração, já empregado em máquinas de grande porte, em um equipamento portátil que resulta em colheita mais rápida com a preservação da integridade da planta.

Outras inovações apresentadas são a vacina recombinante para combater carrapatos; sementes pré-germinadas de macaúba para biocombustível; técnica inédita para germinação de sementes; produção de pectinases para as indústrias alimentícia e têxtil; dispositivo para controle da emissão de particulados; kit de Elisa para testes em aves, alternativa mais barata para diagnóstico e monitoramento de doenças em aves; biorreatores que potencializam a produção de mudas, entre outros.

Pii

Além de Viçosa, que recebeu duas edições do Pii, o programa já foi implantado pelo Governo de Minas nas universidades federais de Lavras (Ufla), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), UFMG e Uberlândia (UFU), além da Biominas e do Instituto René Rachou, unidade regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Minas.