18h09min - 18 de Junho de 2008 Atualizado em 09h17min - 01 de Julho de 2013

Produtos turísticos de Minas destacam-se no salão nacional

SÃO PAULO (18/06/08) - Espaço para negociação e vendas de produtos turísticos, composto por 260 empresas mineiras de receptivos e rede de hotelaria, movimenta e atrai um grande público para a Área de Comercialização do Salão Nacional de Turismo, evento aberto nesta quarta-feira (18) no Parque de Exposições Anhembi, em São Paulo e que prossegue até domingo (22).

“Nossa meta é promover e incentivar a comercialização dos produtos turísticos mineiros neste grande evento do turismo nacional. Em parceria com a iniciativa privada, apresentamos produtos inovadores e competitivos para o público consumidor de São Paulo e região. O salão, que já está consolidado no trade turístico nacional, é uma grande oportunidade de geração novos negócios e atração de mais turistas para Minas Gerais”, afirmou a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, que participa do evento.

O Salão Nacional de Turismo é uma promoção do Ministério do Turismo. Em sua terceira edição, o evento tem como tema "Viagem por todo o Brasil em um só lugar". Os estados da região Sudeste – Minas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo – participam de um estande integrado. “O evento é também uma oportunidade de promovermos nosso destino, oferecendo produtos interligados e complementares com nossos vizinhos da região Sudeste”, informou.

Participam como parceiros da Setur neste evento a Associação das Cidades Históricas de Minas; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais; Belotur; Conventions & Visitors Bureaux de Belo Horizonte, Ouro Preto, Uberlândia e Juiz de Fora; Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais; Federação dos Conventions & Visitors Bureaux de Minas Gerais; Instituto Estrada Real; Sebrae MG; secretarias de Estado de Cultura, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, dentre outras entidades convidadas.

Atrações destacam Minas

No estande de Minas Gerais, acontece nesta quarta o desfile de moda “Minimal, Dual, Real”, inspirado na cultura e religiosidade da Estrada Real e animado pelo trio do violeiro Renato Caetano. Na área da gastronomia, os visitantes poderão provar, entre os diversos pratos típicos dos estados brasileiros, uma das delícias da culinária mineira: o feijão tropeiro. E no armazém da agricultura familiar, o público do evento conhecerá o modo de produção e poderá adquirir o queijo tipo canastra – produzido na região do Circuito Turístico da Canastra.

Na área de artesanato, peças produzidas por artesãos mineiros estarão disponíveis para comercialização, ação em parceria com a Superintendência de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Já no espaço “Saber Fazer”, o artesão Welington Souza, de Montes Claros, produzirá ao vivo as bonecas “Nêgas”, inspiradas na beleza, sensualidade e alegria das mulheres brasileiras.

Nesta quinta (19), na programação do palco principal, o Grupo Giramundo, de Belo Horizonte, apresentará o espetáculo “Um Baú de Fundo Fundo”. Também será destaque no espaço, a Sociedade Musical São Caetano (banda de música de Mariana).

Turismo de Negócios

Os quatro Conventions Bureaux de Minas Gerais - Belo Horizonte, Ouro Preto, Uberlândia e Juiz de Fora – participam da área da Federação Brasileira de Conventions & Visitors Bureaux, dando continuidade ao Projeto Estruturador Turismo de Negócios, que visa a implementação da rede para captação conjunta de feiras e congressos para Minas Gerais, entre outras ações.