Gestão

18h34min - 23 de Novembro de 2011 Atualizado em 17h35min - 24 de Junho de 2013

Programa de capacitação da Defesa Civil chega às salas de aula da rede pública

A Defesa Civil iniciou programa pioneiro de capacitação de alunos da rede estadual de ensino da RMBH em relação ao período chuvoso. Por meio do projeto “Defesa Civil, Segurança, Proteção Social e Cidadania”, serão capacitados cerca de 5 mil alunos de turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de nove escolas localizadas nas proximidades de áreas de risco.

BELO HORIZONTE (23/11/11) - A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), por meio da Escola Permanente de Defesa Civil, iniciou nesta quarta-feira (23) um programa pioneiro de capacitação de alunos da rede estadual de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte em relação ao período chuvoso. Por meio do projeto “Defesa Civil, Segurança, Proteção Social e Cidadania”, serão capacitados cerca de 5 mil alunos de turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de nove escolas localizadas nas proximidades de áreas de risco.

A primeira instituição de ensino a receber os técnicos foi a Escola Estadual Deniz Vale, de Nova Lima. Nesta quarta-feira (23), 240 alunos receberam diversas orientações e puderam esclarecer dúvidas sobre procedimentos a serem tomados durante as chuvas. Os estudantes também aprenderam regras básicas de prevenção em situações críticas e ações que podem ser desempenhadas para auxílio da comunidade em momentos de adversidades.

“É muito importante capacitar essas crianças, uma vez elas vivem em locais, muitas vezes, com sérios problemas para a recepção de chuvas. Com essa conscientização que buscamos promover, esses estudantes terão informações básicas para saberem identificar problemas e passarão a ter atitudes que podem evitar que catástrofes aconteçam”, disse o secretário-executivo da Defesa Civil, tenente-coronel da Polícia Militar Eduardo César Reis.

As escolas que recebem as palestras foram escolhidas com a ajuda dos coordenadores de Defesa Civil que atuam em diversas localidades da região metropolitana da capital. De acordo com o capitão Halysson Câmara, os agentes municipais foram fundamentais nessa seleção, já que conhecem bem as condições das áreas de risco e as necessidades dos moradores desses locais. Além de Nova Lima, os técnicos da Cedec ainda realizarão programas de capacitação de estudantes em oito escolas de Raposos, Lagoa Santa, Betim, Caeté, Santa Luzia, Contagem e Belo Horizonte.

O chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel PM Luis Carlos Dias Martins, destaca a importância do envolvimento de toda a sociedade nas ações de enfrentamento ao período chuvoso. “A participação das comunidades é essencial. Nós estamos desenvolvendo uma série de ações ao longo do ano. Não somente a Defesa Civil, mas diversos outros órgãos irão trabalhar na resposta aos municípios no período de chuvas. O Estado, municípios e a população têm que estar preparados para enfrentar esse momento”, ressaltou.

Capacitação

A Defesa Civil de Minas Gerais trabalha com a capacitação de agentes de defesa civil em todo o Estado. Por meio da Escola Permanente, as aulas podem ser ministradas na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, ou nos próprios municípios. Em 2011, a Cede já realizou 32 cursos, capacitando 1.050 agentes de 222 municípios. Entre 2004 e 2011, foram 5.533 alunos de 652 municípios.

Os cursos incentivam a criação e manutenção de Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec), órgãos gerenciados e mantidos pelas prefeituras e responsáveis pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município, especialmente nas fases de prevenção e preparação. Em 2004, dos 853 municípios mineiros, apenas 374 possuíam coordenadorias municipais. Atualmente, o Estado possui 696, um aumento de quase 50%. Além dos cursos aos agentes municipais, a Cedec disponibiliza suporte técnico às Comdecs.