Minas por Região
Meio Ambiente

20h09min - 10 de Dezembro de 2007 Atualizado em 21h28min - 29 de Junho de 2013

Programa estadual garante melhor conhecimento e utilização da água

O governador Aécio Neves lançou um conjunto de ações inovadoras na área de meio ambiente, tendo como foco a questão da preservação, geração de conhecimento e de novas tecnologias na utilização dos recursos hídricos. Uma das ações foi implantar o programa Verde Minas, de educação ambiental.

BELO HORIZONTE (12/10/07) - O governador Aécio Neves lançou, nesta segunda-feira (10), em solenidade no Palácio da Liberdade, um conjunto de ações inovadoras na área de meio ambiente, tendo como foco central a questão da preservação, geração de conhecimento e de novas tecnologias na utilização racional dos recursos hídricos. Uma das ações foi a implantação do programa Verde Minas, iniciativa inédita do Estado em parceria com a Unesco e ONG Green Cross Internacional. Este acordo é resultante de negociação articulada pelo deputado federal Nárcio Rodrigues desde o ano 2000. O projeto prevê a criação de uma rede de educação ambiental. Até 2010, serão implantados 30 centros de educação ambiental em várias regiões de Minas.

Na mesma solenidade, o governador assinou termo de cooperação para implantação do Instituto Unesco de Excelência em Águas (Hidroex), que também é resultado dos esforços do vice-presidente da Câmara, deputado Nárcio Rodrigues. O instituto será um centro gerador de conhecimento, pesquisa e capacitação de recursos humanos na área hídrica. O instituto vai funcionar no município de Frutal, no Triângulo Mineiro. Para consolidar as ações do Hidroex, o governador assinou ainda outro acordo de cooperação técnica para criar o Pólo de Excelência em Recursos Hídricos. O objetivo do Pólo de Excelência é agregar, em um ambiente cooperativo, as instituições de pesquisas e desenvolvimento, de forma a gerar bases para a gestão sustentável dos recursos hídricos do Estado.

“Esse evento de hoje traz um simbolismo muito grande. Minas mais uma vez assume a sua responsabilidade e trata a questão hídrica não apenas de forma retórica. Nós estamos com recursos, com investimentos e com parcerias sólidas, como essa com a Unesco e outras que temos feito, enfrentando esse que é o grande desafio da nossa geração: como crescer, como desenvolvermos economicamente gerando bem estar para as pessoas e preservando a questão ambiental”, afirmou o governador, em seu pronunciamento.

Referência

O governador lembrou que Minas é considerada a caixa d`água do Brasil em razão de suas potencialidades hídricas. Segundo ele, o conjunto de ações implantado pelo Governo de Minas em torno da questão ambiental tem como meta principal gerar conhecimento e tecnologia inovadores, capacitar recursos humanos e prestar serviços técnicos, de forma que Minas se consolide como uma referência nacional e internacional na área de recursos hídricos.

“Eu digo reiteradas vezes que o mundo, cada vez se divide mais entre aqueles que, de um lado, detêm conhecimento e, do outro lado, aqueles que dele serão dependentes. É o momento, portanto, de nós brasileiros e, obviamente, mineiros, fazermos a nossa opção sobre o papel que queremos desempenhar nesse mundo globalizado, com desafios cada vez mais assustadores pela frente. E Minas, desde o início do nosso primeiro mandato, tem feito uma opção muito clara em relação à compreensão da nossa realidade, dos nossos desafios e da perspectiva das nossas potencialidades”, disse o governador.

Verde Minas

O programa Verde Minas vai implantar 30 centros de educação ambiental. O programa será um desdobramento da Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) que o Estado está implantando desde 2003. A rede utilizará sistema de videoconferências para multiplicar os conhecimentos de defesa ambiental, especialmente valorizando os recursos hídricos.

O Verde Minas será também responsável por tornar mais eficiente as ações do Governo de Minas na área de meio ambiente, organizando as iniciativas dispersas nas várias instâncias da administração pública. Outro objetivo é melhorar a qualidade de vida da toda população mineira, a partir de projetos ambientais que possam ganhar sustentabilidade a longo prazo.

Além do 30 centros, o Governo de Minas vai implantar e consolidar Instituto Unesco de Excelência em Águas – HIDROEX, em Frutal; Centro de Excelência em Agricultura Familiar para o Desenvolvimento Sustentável, em Diamantina; Centro de Excelência (CENEP-INHOTIM) em Biodiversidade, em Brumadinho; Centro de Excelência para Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido Mineiro, em Corinto; e o Centro de Excelência em Biocombustíveis, em Teófilo Otoni.

Instituto Unesco Hidroex

O instituto Unesco Hidroex auxiliará na preservação dos recursos hídricos mundiais a partir das bacias que compõem o Cerrado Brasileiro e que alimentam as demais bacias da América Latina. Ele vai repercutir suas ações em países da África que possuam biomas semelhantes, como, por exemplo, a Savana (que dispõe praticamente das mesmas variedades de espécies do Cerrado Brasileiro). O instituto está sendo criado a partir Centro Nacional de Cooperativismo, Gestão Ambiental e Turismo (CENEP), uma das unidades do – Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP), ligado ao Ministério da Educação, implantado desde 1998.

“Aqui de Minas Gerais, com a criação do Instituto Hidroex, com essa parceria, nós estaremos gerando conhecimento sobre como manusear esse produto cada vez mais raro e decisivo e absolutamente fundamental e insubstituível na vida das pessoas. O instituto tem outra característica, além da geração de conhecimento e de pesquisas. Algo que a meu ver é absolutamente fundamental. Nós teremos condições de capacitar as pessoas. Capacitação de recursos humanos para que esse recurso possa ser democraticamente compartilhado por outras regiões do nosso estado”, disse o governador.

Pólo de Excelência

O governador ressaltou que o Pólo de Excelência em Recursos Hídricos terá o papel fundamental de discutir e elaborar projetos estratégicos de utilização da água, para que Minas se torne referência nessa área. Ele lembrou que o Governo de Minas já implantou outros pólos de excelência: do café, do leite, florestas, e mineração.

“Fizemos isso na área do café, fizemos isso na área do leite, onde somos produtores tradicionais, na área de minério e metalurgia, mas com essa nova visão, de agregarmos valor àquilo que aqui é produzido e, obviamente, angariarmos conhecimento”. E completou: “Minas Gerais, como sabem os senhores e as senhoras, é a caixa d’água desse país. Se discutir a questão hídrica é responsabilidade de todos, eu compreendo que a nossa, talvez, seja a mais estratégica.”

Para a criação do Pólo de Excelência em Recursos Hídricos foi assinado Acordo de Cooperação entre o Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia, Agricultura e Meio Ambiente; a Comissão Nacional de Energia Nuclear/Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear; universidades federais de Minas Gerais, Viçosa e Uberlândia; Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Copasa, IGAM, Cemig e Embrapa. Outro Contrato será assinado com a Fapemig que apoiará a criação do Pólo de Excelência em Recursos Hídricos.

A solenidade contou com a presença do deputado federal Fernando Gabeira, (PV), mineiro e ambientalista, que se disse orgulhoso de participar da solenidade em razão da amplitude e importância das ações implantadas.

“Me sinto orgulhoso quando vejo iniciativas como essa que estão se instalando em Minas Gerais. Esses programas e um instituto desse tipo, educando e com especialistas, têm um papel muito importante, porque estamos ainda numa fase de super consumo de água e essa é uma questão que precisar ser avaliada”, afirmou, em seu pronunciamento.

O músico Renato Teixeira, também ambientalista, encerrou a solenidade, cantando duas canções – “Seguindo em Frente” e “Oh, Minas Gerais” . Estiveram ainda presentes o diretor do Instituto para a Água da Unesco, Richard Meganck; o presidente da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, deputado Eduardo Gomes; os secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, Alberto Duque Portugal; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho e de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Gilman Viana.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato