14h14min - 16 de Junho de 2008 Atualizado em 10h29min - 28 de Junho de 2013

Programa Mídias na Educação capacita professores de Minas

BELO HORIZONTE (16/06/08) - Professores de escolas públicas de 20 municípios de diversas regiões de Minas estão sendo capacitados no Programa de Formação Continuada “Mídias na Educação”, desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e patrocinado pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação a Distância. Nessa sexta-feira (13), a Unimontes sediou, o 2º Encontro Presencial do Ciclo Básico do programa, reunindo 241 professores do ensino fundamental e médio. Na oportunidade, foram destacados os bons resultados do curso.

Ao presidir a solenidade de abertura do encontro, realizada no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros), a pró-reitora de Ensino, professora Maria Ivete Soares de Almeida, destacou a importância do “Mídias na Educação” como um instrumento para democratizar o acesso e o domínio das linguagens de informação e comunicação entre os professores da rede pública.

Ela salientou que os participantes do curso são potenciais multiplicadores e tutores da educação a distância, passando a dominar as novas mídias e as novas linguagens. “Com esta iniciativa, a Unimontes evidencia a seriedade com a qual conduz seus programas de educação a distância”, ressaltou a pró-reitora. Ela destacou, também, a importância da parceria com os municípios no desenvolvimento do projeto.

A Unimontes desenvolve os cursos do “Mídias na Educação” desde 2006. Através do programa, são capacitados professores dos municípios de: Brasília de Minas, Buritizeiro, Campo Azul, Claro dos Poções, Itacarambi, Januária, Japonvar, Medina, Montes Claros, Paraopeba, Pedra Azul, Porteirinha, Pompéu, Rio Pardo de Minas, Sabinópolis, São Francisco, São João da Ponte, Taiobeiras, Unaí e Várzea da Palma. A qualificação é gratuita.

Ainda no encontro de sexta-feira foram apresentados os resultados do segundo ciclo básico do programa, cujas atividades estão sendo concluídas neste mês. Os resultados foram destacados pela professora Fabiana Silva Vieira Matrangolo, coordenadora das atividades no âmbito da Unimontes. Ela disse que, em agosto próximo, a universidade vai oferecer um novo curso dentro do projeto, do ciclo intermediário. Mas, a meta é oferecer também curso de pós-graduação na área de “Mídias na Educação”.