18h18min - 04 de Julho de 2007 Atualizado em 06h37min - 12 de Junho de 2013

Programa Portas Abertas inicia visitas escolares no CMRR

BELO HORIZONTE (04/07/07) – Alunos da 6ª e 7ª séries da Escola Estadual Murgy Hibraim Sarah, localizada no município de Santa Luzia, a 27 quilômetros de Belo Horizonte, trocaram a sala, o quadro e o giz por uma aula diferente. Para aprender a colocar em prática conceitos de preservação ambiental e consumo consciente, o espaço escolhido foi o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), na região Leste de Belo Horizonte, que iniciou nesta semana as visitas escolares orientadas, dentro do programa “Portas Abertas”.

“O objetivo é sensibilizar crianças e jovens para os conceitos do consumo consciente, reutilização e reciclagem, estimulando a reflexão e a incorporação de atitudes ambientalmente corretas no dia-a-dia”, afirma a diretora-executiva do CMRR, Vera Schaper. À frente das visitas, monitores se dividem para explicar sobre desenvolvimento sustentável, diferença entre lixão e aterro sanitário, importância da coleta seletiva e os procedimentos para produção de papel artesanal.

As visitas orientadas têm duração de duas horas, quando são desenvolvidas atividades didático-pedagógicas, associando teoria e prática às novas tecnologias, como o Inventário de Resíduos – um sistema pioneiro de informação que permite a visualização geográfica das áreas de disposição final do lixo gerado em Minas Gerais. “Os alunos podem consultar o inventário e verificar a situação de cada município. Mais do que saber a quantidade de resíduo que é gerada nas cidades, o aluno tem a oportunidade de aprender sobre o local onde o lixo é depositado”, completa Vera Schaper.

Cerca de 50 alunos da Escola Estadual Murgy Hibraim Sarah participaram da visita orientada ao CMRR, que ocorreu nesta terça-feira (3). “As dinâmicas e exposições foram excelentes, pois complementaram o trabalho ambiental que desenvolvo com essa turma há mais de três anos”, ressalta a professora de Geografia Claudilea Santos Moreira, que aposta na possibilidade de os alunos se transformarem em multiplicadores de educação ambiental. A estudante da 7ª série Brenda de Jesus Santos assumiu o desafio: “Vou tentar mudar meus hábitos e, principalmente, repassar para meus pais, amigos e vizinhos o que aprendi no Centro Mineiro de Referência em Resíduos.”

Arte e reciclagem

O Colégio Tiradentes, localizado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), também optou por trabalhar o tema resíduos fora dos muros da escola. A visita ao CMRR aconteceu na manhã desta quarta-feira (4) e reuniu 67 alunos do 3º ano do ensino médio. A iniciativa foi da professora de Biologia Flávia Paione, que percebeu a importância de ampliar os conceitos de ecologia para desenvolvimento sustentável.

“Muitos dos conceitos apresentados durante a visita eu já havia trabalhado na sala de aula, como reciclagem e reutilização. Mas é preciso sair da teoria e ir para a prática”, diz a professora. A aluna Fernanda de Souza, de 17 anos, promete arregaçar as mangas: “Hoje mesmo iniciarei em casa a coleta seletiva, separando o lixo orgânico do não-orgânico.”

Para aprender sobre reciclagem e reutilização, os alunos percorreram a exposição Conexão de Materiais, na área central do CMRR. Idealizada pela Ong Reciclar T3, a instalação é composta por 21 painéis que demonstram os processos utilizados na transformação de materiais reciclados e reutilizados em novos produtos – uma união entre a arte e o consumo consciente. Outra dinâmica que atraiu a atenção dos estudantes foi o jogo interativo de perguntas e respostas sobre várias questões ambientais. Os vencedores receberam blocos feitos com folhas reutilizadas.

O agendamento de visitas orientadas escolares ao CMRR é gratuito e deve ser feito pelo telefone (31) 3483.8011 ou pelo e-mail cmrr@cmrr.mg.gov.br, somente de turmas a partir da 1º série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Em agosto, as visitas ocorrerão somente às sextas-feiras, nos turnos da manhã e tarde.

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos é um programa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). Inaugurado no último dia 12 de junho, o CMRR atua na capacitação e disseminação de informações, estimulando a ação da cidadania nos desafios da gestão integrada de resíduos e geração de trabalho e renda.