Trabalho / Social

17h37min - 10 de Dezembro de 2014 Atualizado em 17h38min

Programação especial da 8ª Semana de Direitos Humanos segue até sexta-feira em Belo Horizonte

Evento da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social oferece aos participantes palestras, seminários, oficinas, exposições e apresentações artísticas

A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da subsecretaria de Direitos Humanos, iniciou a 8ª Semana de Direitos Humanos, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com várias atividades abertas ao público, como palestras, seminários, oficinas, exposições e apresentações artísticas, o evento segue com realização até sexta-feira (12/12).

A solenidade de abertura aconteceu na terça-feira (09/12), também no auditório da Faculdade de Direito da UFMG. Na ocasião, o secretário Eduardo Bernis anunciou o lançamento do Plano Mineiro de Atenção Integrada à Pessoa Idosa e a criação da Escola de Formação em Direitos Humanos (EFDH), desenvolvida pela Sedese em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec).

O secretário destacou, também, as ações da Sedese voltadas para a defesa dos direitos humanos em Minas. “Buscamos alcançar o máximo de segmentos sociais, principalmente aqueles considerados minorias, que sofrem algum tipo de pressão. Para que as ações governamentais tenham êxito nesta questão, é fundamental a parceria, participação e compreensão da sociedade”, ressaltou Bernis.

Para a presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Cirlene Lima Ferreira, os desafios sobre o tema ainda são muitos. “É difícil falar sobre direitos humanos no Brasil. A caminhada é quase infinita e temos que trabalhar juntos essa temática. Culturalmente, é bom saber que uma semana foi aberta especificamente para falar sobre o assunto”, declarou.

Escola de Formação em Direitos Humanos

Após a solenidade de abertura, a subsecretária de Direitos Humanos, Maria Juanita Godinho Pimenta, apresentou a estrutura e o funcionamento da EFDH e do Plano Mineiro de Atenção à Pessoa Idosa.  De acordo com Juanita, a Escola possui três eixos estruturantes: capacitação, tecnólogo e especialização, oferecendo formação continuada de direitos humanos em diversos segmentos, de forma gratuita para toda a sociedade. “Queremos formar verdadeiros defensores desta causa”, disse a subsecretária.

O primeiro módulo ofertado será 'Criança e Adolescente'. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.social.mg.gov.br, na seção Direitos Humanos. O público-alvo são conselheiros tutelares, conselheiros de Direitos da Criança e Adolescente e profissionais da Rede Socioassistencial nos municípios.

Ainda no saguão de entrada do auditório, os participantes puderam conferir a exposição fotográfica com as fotos vencedoras do concurso "Olhares sobre os Direitos Humanos". Foram selecionadas por uma comissão 12 imagens que representam a temática no cenário mineiro. Neste ano é celebrado o 66º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

O primeiro dia de atividades terminou com a palestra magna sobre “O Direito Internacional dos Direitos Humanos”, com os professores Délber Andrade Lage e Julia Soares Amaral. Também participaram da solenidade de abertura o assessor jurídico do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, Fernando Tadeu Davi; a secretária adjunta de Direitos de Cidadania de Belo Horizonte, Sílvia Helena Rocha Rabelo e a coordenadora acadêmica do programa Polos de Cidadania, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sielen Barreto Caldas de Vilhena.

Em Belo Horizonte, a programação vai até sexta-feira (12/12), com atividades no Centro de Arte Popular (CAP), na rua Gonçalves Dias, 1608, Lourdes;  no Museu Mineiro, na avenida João Pinheiro, 342, Centro; no Centro Loyola, rua Sinval de Sá, Cidade Jardim e na Casa de Direitos Humanos, localizada na avenida Amazonas, 558, Centro.

A programação completa está disponível no site da Sedese.