Minas por Região
Educação

15h39min - 11 de Agosto de 2011 Atualizado em 00h20min - 29 de Junho de 2013

Programas estimulam o protagonismo juvenil entre estudantes da rede estadual

BELO HORIZONTE (11/08/11) - O Dia do Estudante, comemorado nesta quinta-feira (11), lembra o protagonismo juvenil nas escolas da rede estadual de Minas. Os cerca de 2,4 milhões de estudantes da rede de ensino têm se envolvido cada vez mais com atividades trabalhadas pelas escolas nas quais estudam. Seja em mostras culturais, que apresentam os trabalhos desenvolvidos nas instituições, ou em ações de conscientização da comunidade escolar, os alunos da rede estadual buscam sempre ser protagonistas de suas histórias.

Entre os programas da Secretaria de Estado de Educação (SEE) que incentivam o protagonismo juvenil está o Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas), que tem por objetivo a promoção do desenvolvimento pessoal e social do adolescente, por meio de ações de caráter educativo e participativo. O programa é desenvolvido em mais de 500 escolas distribuídas em todas as regiões do Estado.

Participação ativa

Além de os estudantes participarem de palestras que estimulam seu censo crítico e os convidam a propor ações que façam a diferença em sua comunidade, os jovens do Peas participam de atividades culturais e de iniciativas que os ajudam a descobrir sua vocação profissional, como é o caso do aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Escola Nossa Senhora do Belo Ramo, em Belo Horizonte, Ítalo Maykon Teixeira Silva, de 15 anos.

“Eu participo do programa há dois anos e era uma dos alunos responsáveis pela rádio da escola. Depois de participar da rádio, comecei a me expressar melhor e interagir mais com os meus colegas e professores. Até penso em fazer uma faculdade de comunicação”, ressalta.

Na escola onde Ítalo estuda, cerca de 60 estudantes participam do Peas e por meio do programa são desenvolvidos outros projetos que ajudam os estudantes a expandirem seu universo cultural e esportivo. “Na escola temos banda de percussão que, além de se apresentar nas festas, também faz apresentações externas. Os alunos ainda participam das oficinas de capoeira”, afirma a coordenadora do Peas na escola, Patrícia Dutra. Ainda segundo Patrícia, ao ver o trabalho dos oficineiros, muitos estudantes vêm na atividade um futuro profissional. “Alguns alunos gostam tanto do trabalho que já falam em formar e vir ministrar oficinas na escola”.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, ressalta a importância de os estudantes desenvolverem ações visando o protagonismo. “A participação dos alunos na proposta pedagógica da escola é fundamental no sentido de desenvolver o protagonismo do jovem. É importante despertar neles esse senso de propor atividades que possam influenciar em sua comunidade. Além disso, é direito do jovem propor ações e projetos que dê a ele a possibilidade de mudar o seu entorno”.

Por meio de palestra que incentiva a cidadania e oficinas que focam a dança e a música, os estudantes da Escola Estadual Vila Boa Vista, em Arcos, na região Centro-Oeste de Minas, mudam sua forma de pensar. “Depois que comecei a participar do Peas, meu jeito de pensar mudou. Hoje, luto mais pelo que eu quero e, por isso, sou uma pessoa mais alegre”, ressalta a estudante do 1º ano do ensino médio Clara Ribeiro Garibaldi, de 14 anos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato