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Educação

15h24min - 07 de Maio de 2012 Atualizado em 11h15min - 29 de Junho de 2013

Projeto auxilia crianças com dificuldades motoras no Sul de Minas

Professora de educação física usa o Handebol para melhorar o desenvolvimento dos alunos e aumentar a autoestima

 

O ensino da prática do Handebol está ajudando alunos dos ensinos fundamental e médio de uma escola no Sul de Minas a superar suas dificuldades motoras. O projeto ‘O handebol, uma mão no desenvolvimento dos alunos com dificuldades motoras’ foi criado por Ana Luísa Machado, professora de educação física da Escola Estadual Professor Furtado de Mendonça, no distrito de Itaim, em Cachoeira de Minas. O resultado do trabalho pode ser observado na melhora da autoestima do aluno e a na aproximação com esporte.

“Tive essa ideia, porque nossa escola fica na zona rural da cidade e acaba sendo o único espaço para a prática esportiva dos alunos. Assim, nós tínhamos estudantes com dificuldades motoras básicas, que não interagiam nas aulas de Educação Física e se isolavam no canto da quadra”, lembra Ana Luísa.

As aulas começaram em novembro do ano passado como um trabalho de reforço esportivo com os seus alunos. A turma começou com 15 alunos, mas hoje já são 25. “Já é possível perceber uma mudança no comportamento desses estudantes que não se sentem mais inferiorizados e nem se distanciam da prática esportiva”, ressalta a professora.

O handebol como instrumento pedagógico

A escolha do handebol como a modalidade esportiva do projeto não foi por acaso. De acordo com a professora de Educação Física, o esporte estimula as crianças a praticarem atividades que são inerentes a elas. “O handebol é o esporte que tem as habilidades mais coerentes como o gestor motor mais utilizado pelas crianças que são as mãos”, explica a professora.

As atividades foram aprovadas pelos estudantes. “Os alunos com dificuldades podem melhorar o seu desenvolvimento motor, que durante as aulas não conseguiam”, disse José Leandro, do 8º ano do ensino fundamental.

Para Juliana Aparecida Silva, também do 8º ano do ensino fundamental, o projeto representa um ato de inclusão da escola. “Ele é importante, pois não são só os alunos com mais habilidades que têm a chance de jogar. Os alunos com mais dificuldade agora vão se sentir participando”, comenta.

 Reconhecimento do trabalho

O projeto desenvolvido na Escola Estadual Furtado de Mendonça teve sua importância reconhecida no XIV Congresso de Ciências do Deporto e Educação Física dos países de Língua Portuguesa, realizado no início de abril. A professora Ana Luísa Machado foi premiada com R$1.500 na categoria apresentação oral. “Acho que talvez tenha sido por ser um trabalho diferente. Não queremos treinar para um campeonato. O nosso compromisso é ajudar os nossos alunos a superarem suas dificuldades”, pontua a professora.

O congresso ocorre de dois em dois anos e reúne projetos desenvolvidos por professores de Educação Física de todas das redes públicas e particulares de ensino. Na edição de 2012, a temática abordada foi ‘As boas práticas da Educação Olímpica’, dentro das categorias apresentação de banners e apresentação oral.

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