Minas por Região
Educação

15h59min - 01 de Junho de 2012 Atualizado em 05h53min - 01 de Julho de 2013

Projeto Correspondência estimula alunos com antiga forma de comunicação

Alunos de Escola Estadual em Contagem se correspondem com alunos de outros estados através de carta

A Escola Estadual Nova Contagem I, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ligada à Secretaria de Estado de Educação, desenvolveu o “Projeto Correspondência” que estimula os alunos a utilizar a carta como forma de comunicação com alunos de outros estados como São Paulo e Rio Grande do Sul. Além de incentivar a leitura, praticar a escrita e a caligrafia, os 28 alunos do 5° ano do ensino fundamental, que participam do projeto ainda fazem novas amizades. A iniciativa partiu de um grupo de professores chamados “Professores Solidários” que participam de redes sociais na internet.

A educadora Vitória Petrillo Elias Marugeiro que pertence ao grupo desde 2004. “Muitos dos alunos de hoje nunca receberam ou escreveram uma carta, pois se correspondem por e-mail. Por isso, pensamos nela, pois é uma forma de dar importância à correspondência escrita, sem contar que, ao redigirem as cartas, os alunos dão mais atenção ao que escrevem”, explica Vitória.

Ao escreverem as cartas, os estudantes desenvolvem o lado social possibilitado pela troca de correspondências. A importância da criação e manutenção da amizade, bem como as múltiplas funções da escrita também são trabalhadas no projeto. “Ele possibilita um intercâmbio sociocultural entre alunos e educadores das escolas ampliando a comunicação e contribui com a troca de experiência no processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos envolvidos”, comenta a professora.

O projeto começou com uma carta coletiva para a apresentação da turma participante. No texto, os alunos falaram sobre o bairro, a cidade e o Estado em que vivem. Na segunda fase, começaram as correspondências individuais. Os estudantes falam sobre filmes, passeios, livros preferidos e sobre os projetos que participam nas escolas em que estudam. “Eu escrevi para um menino chamado Walace. Na minha carta perguntei como era a escola em que ele estudava e se ele gostava de estudar. Ele me respondeu gosta de estudar e me perguntou se eu gosto das férias, o que eu faço nas férias e quantos anos eu tenho”, lembra Bárbara Letícia de Carvalho, de 10 anos.

Outro ponto forte do projeto é a expectativa. O estudante Rafael Lucas Ferreira Manoel, de 10 anos, explica que ficou muito ansioso depois que escreveu sua primeira carta. “Eu fico muito ansioso para receber uma carta de volta. Quero saber mais sobre a outra pessoa, a cidade em que ela mora”, comenta.

Para o projeto que será realizado durante todo o ano, os alunos foram orientados sobre o tipo de informações que poderiam escrever. “Primeiro apresentamos a ideia do projeto aos pais e aos próprios alunos. Depois, quando foi o momento de começar a redigir as cartas, dissemos aos nossos estudantes que não era para fornecer informações como telefone e endereço em que residem”, orientou a professora.

Nesta semana, os alunos vão assistir a uma peça de teatro que retrata o papel do carteiro, profissional de grande importância para o projeto desenvolvido na escola.

Professores solidários

‘Professores Solidários’ é um grupo formado por educadores de todo o país nas redes sociais. Em uma espécie de fórum, esses profissionais compartilham as experiências pedagógicas desenvolvidas nas escolas em que lecionam. Foi a partir desse grupo que teve início o ‘Projeto Correspondência’, do qual os alunos da Escola Estadual Nova Contagem I participam.

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