Minas por Região
Gestão

15h38min - 20 de Agosto de 2009 Atualizado em 08h31min - 26 de Junho de 2013

Projeto de modernização do Mineirão é apresentado à Fifa

A apresentação do projeto do novo Mineirão a inspetores da Fifa foi realizada por uma equipe do Governo de Minas. Com as obras, que terão início em 2010, o Estádio Governador Magalhães Pinto terá capacidade para 69.950 espectadores, número exigido pela Fifa para jogos de finais.

RIO DE JANEIRO (20/08/09) - Uma equipe do Governo de Minas apresentou nessa quarta-feira (19), no Rio de Janeiro, durante o 2º Seminário das Cidades-Sedes da Copa 2014, o projeto de modernização do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão. O seminário é promovido pelo Comitê Organizador Brasileiro da Copa do Mundo Fifa 2014. Essa é uma das etapas do acompanhamento que a entidade realiza nas 12 sedes brasileiras que receberão as Copas das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014.

De acordo com Tadeu Barreto, coordenador do programa Estado para Resultados e integrante do Núcleo de Gestão do Projeto das Copas, o procedimento confirmou que o Mineirão e a cidade de Belo Horizonte estarão aptos para receberem a abertura e o encerramento da Copa 2014.

Tadeu considerou, após a apresentação, que a reunião técnica foi uma oportunidade de mostrar que o projeto preenche todos os requisitos de segurança, conforto e sustentabilidade financeira. "Os inspetores da Fifa fizeram muitas perguntas sobre aspectos ambientais. Ressaltamos que nossa proposta vai transformar o Mineirão em um estádio verde, com uso de energia e água de forma mais eficiente. Teremos um charme a mais, com o uso da energia solar".

Intervenções

As obras no estádio, localizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte, terão início em fevereiro de 2010, com previsão de término em dezembro de 2012.

O novo Mineirão terá capacidade para 69.950 espectadores, número exigido para jogos de finais. As intervenções atingirão área de 217 mil m² e o custo será detalhado com a conclusão do projeto executivo. Os estacionamentos terão a capacidade aumentada para 4.725 vagas, sendo 3.500 cobertas e 1.225 descobertas. O projeto arquitetônico com as novas adequações é assinado pelo escritório mineiro Gustavo Penna Arquiteto & Associados, com parceria internacional do escritório alemão von Gerkan, Marg und Partner (GMP).

De acordo com a arquiteta Laura Penna, uma grande esplanada de 69.190m² circundará todo o equipamento e terá capacidade para abrigar mais de 130 mil pessoas. O gramado será rebaixado em 3,5 metros, dando visibilidade completa a partir de qualquer ponto estádio. Será instalada uma cobertura para filtrar a incidência de luz sobre o gramado, facilitando as transmissões por TV.

O torcedor terá à disposição 88 guichês, 140 baias num primeiro acesso e 250 catracas no segundo acesso, possibilitando a entrada em menos de uma hora. Atletas, árbitros e profissionais envolvidos com o espetáculo terão acesso direto e exclusivo, sem contato com o público.

A imprensa também terá acesso especial. A área de trabalho será ampliada com a criação de estúdios de transmissão, sala de conferência, zona mista e área para entrevistas rápidas.

Por meio de escadas e elevadores, será possível acessar a tribuna central oeste, que terá plataforma para câmeras, capacidade para 1.500 observadores, 1.300 mesas de trabalho e 300 postos para comentaristas. Dois telões estarão localizados acima das tribunas principais, com dimensões de 12 x 6,8 metros, em tecnologia de última geração.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato