13h58min - 14 de Janeiro de 2009 Atualizado em 06h11min - 28 de Junho de 2013

Projeto de reflorestamento atinge um milhão de mudas

BELO HORIZONTE (14/01/09) - A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) tem trabalhado na reposição florestal, no município de Cássia (Sudoeste de Minas), com um projeto de plantio de eucalipto. Só no período compreendido entre dezembro de 2008 e início deste mês, os extensionistas distribuíram 150 mil mudas de eucalipto e 20 mil mudas de árvores nativas. O último lote de plantas possibilitou atingir a marca de um milhão de mudas distribuídas, desde a implantação do projeto. A iniciativa é uma parceria da Emater-MG, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a prefeitura de Cássia.

O projeto surgiu há quatro anos e se tornou um grande sucesso na região. "Existe um interesse muito grande dos produtores. Hoje, já não conseguimos atender a grande demanda. Trata-se de um ótimo projeto porque, além dos benefícios para o meio ambiente, traz renda para o produtor", argumenta o extensionista e engenheiro agrônomo da Emater-MG de Cássia, Norton Bertoldi.

Segundo o técnico da Emater-MG, no início do programa convencer os produtores a plantar eucalipto não foi uma tarefa fácil. O agrônomo lembra que teve de tirar várias dúvidas sobre o cultivo de eucalipto, pois muitos agricultores acreditavam que a cultura poderia prejudicar o solo e as nascentes de água. De acordo com Norton, ele procurou mostrar aos produtores que "o eucalipto é uma planta de desenvolvimento vigoroso e rápido, capaz de transformar a energia solar, retirar gás carbônico da atmosfera como os demais vegetais e convertê-los em biomassa, na forma de lenha, madeiras, óleos e carvão, sendo ainda ótima fonte de renda para os produtores".

Matas nativas

O extensionista destaca, ainda, que o plantio de eucalipto pode ajudar na preservação do meio ambiente, reduzindo a pressão sobre as matas nativas. "As florestas de eucalipto fornecem lenha e madeira para as propriedades e indústrias manterem o seu curso normal, inclusive com aumento de renda das propriedades", afirma.

O programa de reflorestamento de Cássia é gerido pela Emater-MG, que também presta assistência técnica aos produtores rurais participantes. O IEF, por sua vez, contribui com sementes, fornecimento de adubos, saquinhos, formicidas, tubetes e bandejas, entre outros insumos. As mudas são formadas em viveiros da prefeitura local e repassadas à Emater-MG para distribuição aos produtores, que fazem parte de associações rurais. Os demais parceiros do projeto são as associações de produtores rurais e a Central de Associações Rurais de Cássia e região.

O produtor Vicente do Nascimento, proprietário do Sítio Córrego da Panela, foi um dos beneficiados com as mudas de eucalipto e diz estar satisfeito com o projeto. "Tenho quase oito mil pés de eucalipto em minha propriedade e recebo sempre ajuda dos técnicos da Emater-MG para melhorar a qualidade e quantidade de minha produção", comenta.

Em 2008, o programa de reflorestamento em Cássia foi ampliado e passou a desenvolver também um trabalho de proteção das nascentes e riachos. Os produtores recebem mudas de espécies nativas para a recomposição da vegetação natural e material para o cercamento do local. "É uma parceria com os produtores que colhem as sementes de árvores nativas e repassam para os viveiros produzir as mudas. Já o IEF doa as estacas", explica o técnico agrícola da Emater-MG, Bruno Almeida. No ano passado, foram doadas 50 mil mudas de árvores nativas e agora estão sendo entregues mais 20 mil mudas. No total, a expectativa é chegar a 100 nascentes preservadas; sendo 50 delas, novas áreas de preservação a serem cercadas neste ano.