19h32min - 03 de Dezembro de 2010 Atualizado em 08h52min - 29 de Junho de 2013

Projeto de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas ganha prêmio nacional

BRASÍLIA (03/12/10) - A Meta 2010 e a Campanha de Regularização de Recursos Hídricos, projetos executados pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), foram reconhecidos como as melhores ações de gestão de recursos hídricos do país.

O Projeto de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas - Meta 2010 foi premiado com o prêmio ANA 2010, “Água: o desafio do desenvolvimento sustentável”, na categoria Governo. O prêmio foi entregue em cerimônia realizada na Caixa Cultural de Brasília (DF), no dia 1º de dezembro, e foi recebido pela coordenadora do Projeto, Myriam Mousinho, e pelo representante da Copasa e gerente-adjunto da Meta 2010, Ronaldo Matias.

A premiação reconheceu trabalhos de sete categorias: Empresas, Ensino, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica. A Meta 2010 disputou na categoria Governo e foi reconhecida pela iniciativa de uso sustentável da água no Brasil. O troféu Prêmio ANA, obra do vidreiro Mario Seguso, foi entregue por autoridades, como a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, entre outros.

A Campanha de Regularização do Uso dos Recursos Hídricos - Água Faça o Uso Legal - uma das ações do Projeto Estruturador do Governo de Minas denominado Consolidação dos Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas, também foi finalista no Prêmio ANA 2010.

Myriam Mousinho destacou que a premiação veio reforçar a visão estratégica da administração atual na postura inovadora de incorporar, na sua carteira de projetos estratégicos, uma ação proposta pela sociedade civil, cuja gestão vem sendo compartilhada com todos os parceiros, dentre eles Igam, Feam, IEF, Copasa, outras instituições estaduais, prefeituras, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e Projeto Manuelzão. Ela reforçou também a forma audaciosa como Governo de Minas assumiu o compromisso de nadar nas águas do rio das Velhas, promessa cumprida em agosto deste ano. “Este Prêmio é de cada um dos técnicos, políticos e comunidade que acreditaram no Projeto”, enfatizou.

O Prêmio da Agência Nacional de Águas (ANA) reconheceu iniciativas que estimulam o combate à poluição, ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros.

Resultados Meta 2010

A comprovação da volta dos peixes ao rio das Velhas é o principal e mais visível indicador da melhoria da qualidade da água. O biomonitoramento realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Projeto Manuelzão, constatou que os peixes subiam somente 250 km na bacia no ano 2000. Em 2007, já foram identificados ao longo de 580 km, chegando bem próximos às áreas mais degradadas do rio.

Entre a primeira expedição Manuelzão Desce o Rio das Velhas, em 2003, e a segunda, em 2009, verificou-se mudança de alguns indicadores de qualidade do rio das Velhas. O volume de esgoto tratado pela Copasa passou de 41 milhões de m³ em 2003 para 97 milhões de m³ em 2009. Existe a previsão de que, até o final de 2010, sejam tratados aproximadamente 113 milhões de m³ de esgoto com a intensificação das ações de coleta e tratamento de esgoto na bacia na área do projeto Meta 2010.

Os maiores investimentos e benefícios, entretanto, estão na valorização, na mobilização, na conscientização e no engajamento da população da bacia. A população total beneficiada é de 4.406.190 habitantes.