Ciência e Tecnologia

17h45min - 17 de Novembro de 2008 Atualizado em 14h19min - 30 de Junho de 2013

Projeto do Hidroex recebe visita de missão da Unesco

BELO HORIZONTE (17/11/08) - A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) recebeu nesta segunda-feira (17) missão oficial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A visita tem o objetivo de conhecer de perto o projeto do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Hidroex) e dar prosseguimento à elaboração do seu estudo de viabilidade técnica e financeira.

A missão, recebida pelo secretário da Sectes em exercício, Evaldo Ferreira Vilela, e pelo sub-secretário de Ensino Superior, Octávio Elísio Alves Brito, é formada pelo reitor do Instituto de Educação para as Águas (IHE), Richard Megank, o secretário adjunto do Programa Hidrológico Internacional, José AlbertoTejada-Guibert, e o assistente do programa, Miguel de França Doria.

Nesta segunda (17) e terça-feira (18), os visitantes cumprem uma extensa agenda de reuniões com apoiadores do Hidroex no Estado, que incluem as secretarias de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (seapa) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Na quarta-feira (19), após viagem a Brasília, onde o grupo será recebido pela presidência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a missão fará uma visita técnica às instalações da sede do Hidroex em Frutal, no Triângulo Mineiro. O Hidroex vem sendo implantado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Sectes, Semad e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). Conta, ainda, com a parceria do governo federal, por meio dos Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia, e com o apoio da Agência Nacional das Águas. O centro pretende criar uma rede de excelência no estudo e gestão dos recursos hídricos da América Latina.