20h03min - 21 de Dezembro de 2011 Atualizado em 23h00min - 26 de Junho de 2013

Projeto do Plug Minas é publicado no site de arquitetura mais visitado do mundo

BELO HORIZONTE (21/12/11) – Nessa terça-feira (20), o projeto arquitetônico do Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital - foi publicado na página do ArchDaily (www.archdaily.com), o site especializado em arquitetura mais visitado do mundo. Ao lado de trabalhos de destaque realizados em diversos países, o projeto criado pelos arquitetos Rafael Yanni e Luciana Miglio Cajado foi detalhado em uma matéria que fala sobre suas principais características e ilustra várias delas por meio de diversas fotos.

O Plug Minas fica na rua Santo Agostinho, 1441, no bairro Horto, região Leste de Belo Horizonte. O espaço onde funciona o projeto abrigou por muitos anos uma unidade da extinta Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febem). Desativada anos antes da inauguração do Plug Minas, as 15 edificações originais da Febem foram totalmente adaptadas e reestruturadas para oferecer aos jovens da capital mineira e região metropolitana cursos e atividades nas áreas da cultura digital, das artes, do empreendedorismo e de idiomas.

A arquitetura elaborada para o Plug Minas acompanha o conceito moderno e inovador do projeto. As antigas construções da Febem foram completamente transformadas e, para aprimorar ainda mais sua estrutura, outros ambientes foram construídos. Entre eles está o local onde funciona o Caminhos do Futuro, um dos oito núcleos atualmente em atividade no Centro de Formação e Experimentação Digital. O prédio foi projetado pelo arquiteto Rafael Yanni e, além de funcionar como a porta de entrada do Plug Minas, conta com uma galeria para exposições e espaço amplo para receber diversas atividades internas e externas. Esse local relativamente informal foi criado para receber manifestações artísticas variadas, no entanto suas formas também foram pensadas de maneira institucional.

Apesar do livre acesso ao Núcleo Caminhos do Futuro, para entrar nas demais dependências do Plug Minas é preciso passar pelas catracas que identificam funcionários, estudantes e visitantes. Seguindo em frente, é possível visualizar uma pequena praça arborizada localizada pouco antes do portal que dá início a uma passarela que indica o caminho a ser seguido para chegar até os outros núcleos do Plug Minas. Esse percurso foi construído em concreto pigmentado na cor vermelha e inclui totens que identificam o espaço e indicam a localização exata em determinado momento da caminhada.

Durante o trajeto é possível perceber a padronização das fachadas dos núcleos. Todas elas seguem uma linha arquitetônica que foi modificada intencionalmente e substituiu grades por generosas janelas de vidro. Cores vivas e diferentes garantem a individualidade dos núcleos, que dividem espaço com árvores já existentes e superfícies gramadas que foram implantadas como complemento. De acordo com Rafael Yanni, “apenas na rotatória de entrada foi executado paisagismo com intenções exuberantes e geometria dura, composto de várias espécies de capins, gramas e flores”.

Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital

O Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital foi criado pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, e a gestão do projeto é feita pela Oscip Instituto Cultural Sérgio Magnani. Inaugurado em junho de 2009, o Plug Minas oferece cursos e atividades nas áreas da cultura digital, das artes, do empreendedorismo e de idiomas para jovens de 14 a 24 anos que estudam ou se formaram em escolas públicas de Belo Horizonte e região metropolitana. A ideia do projeto é ajudar o jovem a construir um caminho colocando em prática o seu direito ao trabalho, à educação e à participação.

A estrutura do Plug Minas é dividida em núcleos diferentes que ocupam o mesmo espaço. Atualmente, oito núcleos estão em funcionamento e oferecem cursos voltados para as novas tecnologias, a cultura digital, o empreendedorismo e para as artes, e todos eles contam com a parceria de empresas privadas e instituições da sociedade civil para desenvolver as atividades. O educador também tem espaço garantido no Plug Minas em um núcleo inteiramente dedicado aos professores da rede pública de ensino. A comunidade em geral também é convidada especial de vários projetos realizados durante o ano dentro do centro.