Minas por Região
Cultura

18h16min - 11 de Março de 2011 Atualizado em 00h09min - 01 de Julho de 2013

Projeto “O Museu Guardas” recebe selo de qualificação

BELO HORIZONTE (11/03/11) - O projeto “O Museu Guardas” está se destacando no cenário nacional. A ação desenvolvida pelo Museu Mineiro, ligado à Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC), ficou entre as 10 finalistas da categoria Gestão Pública da 3ª Edição do Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura, e recebeu o selo de qualificação, no fim de 2010.

Para o diretor do Museu Mineiro, Francisco Magalhães, o premio Cultura Viva edição 2010 teve como objetivo reconhecer e divulgar práticas culturais realizadas em todo o país. O tema proposto para essa edição foi Cultura e Comunicação. A 3ª edição contemplou iniciativas que articulam cultura e comunicação no campo das artes e do patrimônio cultural. Entende-se por situações comunicativas os processos que favorecem o diálogo entre pessoas, entre pessoas e grupos e entre diferentes grupos culturais, sejam diálogos mediados, aqueles que utilizam mídias, e, principalmente, no caso do “O Museu Guardas”, os não mediados, que ocorrem por meio de oralidade, gestos ou movimentos corporais.

O Selo Prêmio Cultura Viva conferido ao “O Museu Guardas” reconhece essa iniciativa destacando-a entre centenas de projetos em um processo de seleção que envolveu técnicos avaliadores de todo o Brasil. Dessa forma o Museu Mineiro reafirma-se, pelo mérito conferido ao seu projeto, como um “território de contato” entre culturas e um espaço de comunicação e diálogo, importantes funções dos museus. Como proposição museológica, o projeto, entre outros aspetos, realça formas de imateriais da cultura e, além disso, indica o Museu Mineiro como um lugar favorável ao exercício da cidadania.

O Museu Guardas tem o objetivo de possibilitar o diálogo entre as manifestações culturais. Grupos de Congadeiros são convidados a visitar o museu, que abriga um importante acervo de arte sacra: objetos criados originalmente para o rito católico que se atrelam às tradições populares. O projeto realiza ações que envolvem artistas, poetas, músicos, escritores, professores, que promovem o museu como um território de contato entre comunidades culturais. Essas visitas buscam estabelecer um encontro entre uma instituição, de preservação e memória responsável pela guarda do objeto material - estético e histórico, com indivíduos responsáveis pela guarda do patrimônio imaterial.

Desde sua criação, em 2006, foram realizados 21 encontros de Guardas, com visitação de 49 Grupos de Congadeiros. As ações promovidas contaram com 98 colaborações de profissionais e grupos de profissionais da arte e da cultura. Entre os anos de 2006 a 2008, “O Museu Guardas” recebeu 5.227 participantes presenciais (congadeiros, colaboradores e visitantes).

Desde 2008, o Museu Mineiro encontra-se em reforma, tendo realizado ações externas - o projeto convidou grupos de para a celebrarem o acervo exposto nas mostras do Projeto “Vitrines Itinerantes” às cidades de Cordisburgo e de Sete Lagoas. Um livro, viabilizado pelo Projeto "Desenho Museografado - Sobre mesa de queijo", que documentará as ações abrigadas pelo "O Museu Guardas", entre outras, está sendo elaborado.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato